Mostra de enfermagem expõe trabalho de profissionais da rede

30/10/2012

Autor: Amanda Romero

As estratégias, iniciativas inovadoras e o trabalho dos profissionais de enfermagem que atuam município por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) foram enfatizados nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, durante a Mostra de Enfermagem realizada no Salão Vermelho da Prefeitura.

Compondo a mesa de abertura, o secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, disse ser “uma satisfação grande fazer essa mostra de enfermagem ainda neste ano, que prova que os trabalhadores da saúde conseguem se desdobrar e, realizar o evento. Se não fosse essa capacidade, estaríamos numa situação muito crítica, pois 2012 foi um ano difícil e, na Saúde, dependemos muito de recursos humanos”, afirmou.

O tema mais aguardado na discussão ocorrida pela manhã foi a inserção da Motolância junto aos serviços oferecidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O corpo de enfermeiros, técnicos e auxiliares treinados para esse serviço agiliza o acolhimento e reduz as sequelas dos atendimentos tardios, chegando, muitas vezes, a zerá-lo, já que as motos conseguem chegar ao local do acidente, em média, cinco minutos antes do que a viatura de suporte básico.

As motos e os uniformes adotados pelo Samu para o atendimento foram totalmente adaptados e tiveram acessórios adicionados, tanto para a própria segurança dos condutores quanto para se ter disponível os matérias necessários já no primeiro contato com os pacientes.

O enfermeiro, Adenir Alves Ribeiro, que compõe a equipe, lembra que uma das dificuldades ao se instaurar o serviço foi não entender muito os mapas para a localização do lugar onde o acidente ocorreu. “Os condutores nos auxiliaram em relação a isso”, explica.

O acionamento da Motolância é feito sempre em duplas. Um profissional é responsável pelo isolamento da área, enquanto o outro pelos primeiros atendimentos prestados a vitima do acidente. Em 2012, 77% dos chamados do SUS socorreram à homens e 33% a mulheres.

Entre os temas apresentados estava o projeto piloto de gestão da clínica por meio da enfermagem. No qual se instalou uma mudança no formato de trabalho, alterando a forma das equipes se organizarem, desde sua relação com os papeis (ficha de cadastros do programa hiperdia – Sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabetes) até a forma de se fazer o acolhimento do usuário. O objetivo do projeto é qualificar o atendimento ofertado pela enfermagem.

A meta é expandir o modelo de gestão para todo o corpo de enfermagem do SUS no município. A enfermeira Cristiane Crisp destaca dois pontos importantes em seu relatório de experiência no Centro de Saúde União de bairros, um deles é a maior convocação de pacientes às consultas junto com o crescimento do encaminhamento a outros profissionais, como na área odontológica e, o outro o acompanhamento dos pacientes também pela liberação de remédios pela farmácia.

“Se o paciente crônico, como o diabético, deixa de retirar algum medicamento por um longo prazo, há algo errado no seu tratamento. Ele pode ter deixado de fazer o controle através do destro ou estar tomando de forma errada a insulina”, exemplificou Cristiane durante a palestra.

Juntamente com o secretário Brandão compuseram a mesa de abertura da mostra a Coordenadora da Atenção Básica, Janete Mufalo Silva Bueno, a Coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores de Saúde, Alóide Ladeia Guimarães e a apoiadora do Distrito Leste, Alexandra Barbosa.