Semana de Prevenção vai abordar segurança no trabalho no HMMG

01/10/2013

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) realiza entre os dias 8 e 11 de outubro a 2ª. Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho, organizada pela  Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O evento contará com uma série de palestras sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.

A abertura oficial será realizada às 8h30 do dia 8, terça-feira, no anfiteatro do Ambulatório de Especialidades, seguida de um psicodrama dirigido pela psicóloga e psicodramatista de desenvolvimento de pessoas, Célia Barbosa, e pela gerente de saúde do trabalhador do Mario Gatti, Sandra Prícipi.

As palestras serão ministradas por especialistas em qualidade de vida no ambiente hospitalar, prevenção de doenças no trabalho, stress e segurança. Entre os palestrantes estarão o médico Leonardo Silva, oncologista do próprio Hospital Mário Gatti; Dalva França, médica do trabalho também do HMMG e Beatriz Salek Fiad, médica do trabalho e sanitarista.

Os participantes do evento também vão contar com a apresentação de documentários, entre eles o “Muito Além do Peso”, que trata dos riscos da má alimentação.  No pátio interno do Ambulatório de Especialidades vão ser montadas tendas para a realização de atividades interativas com destaque para o bem-estar e saúde, alimentação segura, saúde bucal e prevenção com a Brigada de Incêndio.

Riscos

Segundo especialistas, o ambiente hospitalar é um dos poucos locais de trabalho onde se é possível encontrar diversos riscos juntos, como os físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, principalmente ferimentos com instrumentos perfuro cortantes. O assunto será tema de uma enquete teatral como parte das ações educativas da Semana de Prevenção, já que esse tipo de acidente preocupa instituições hospitalares em todo o mundo por conta do risco de contaminação com doenças infectocontagiosas.

A 2ª. Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho tem o apoio do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, do RH e da Unidade de Saúde do Trabalhador do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, além do Sindicato dos Servidores Públicos de Campinas.


Crédito: Divulgação / HMMG
Iniciativa busca melhorar ambiente hospitalar

Volta ao índice de notícias