Campinas passa a oferecer vacina contra catapora gratuitamente

01/10/2013

Autor: -

A partir desta terça-feira, 1º de outubro, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, passa a disponibilizar a vacina contra varicela em todos os Centros de Saúde da rede. A imunização para a doença, mais conhecida como catapora, começou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação e todas as crianças com 15 meses de idade devem ser vacinadas.

A vacina tetraviral, além de proteger contra a catapora, imuniza às crianças contra os vírus do sarampo, caxumba e rubéola. “A introdução da vacina contra varicela associada à tríplice viral é uma importante medida de prevenção da doença nas crianças, reduzindo inclusive o número de hospitalizações”, explica a coordenadora do Programa de Imunização do município, Maria Alice Satto, que reforça que crianças nascidas a partir de 1º de junho de 2012 e que tenham recebido ao menos uma dose de tríplice viral, podem ser vacinadas.

A varicela é uma doença aguda, altamente contagiosa e se caracteriza pelo aparecimento de lesões cutâneas, podendo ocorrer febre moderada. A transmissão acontece por contato direto, por meio de gotículas e aerossóis nasofaringe. A vacinação facilita na prevenção de ocorrências de surtos, principalmente em ambientes como escolas e creche.

A vacina é segura e gratuita. Mais orientações podem ser obtidas com os profissionais nas unidades básicas de saúde.

Volta ao índice de notícias