Além do Paço, outros pontos da cidade ficam cor de rosa em outubro

03/10/2013

Autor: -

Durante todo o mês de outubro, além do Paço Municipal, a sede da Sanasa, a Torre do Castelo (cartão-postal de Campinas que pertence à empresa de saneamento), os reservatórios Alto Taquaral, São Gabriel e Nova Campinas ficarão iluminados de rosa na luta contra o câncer de mama. A ação integra o movimento "Outubro Rosa", pela conscientização e combate à doença.

O nome, de acordo com informações da ONG Outubro Rosa, remete-se à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades. Além disso, iluminar monumentos públicos contribui para uma visibilidade cada vez mais abrangente para a população. 

A doença

O câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o que mais acomete as mulheres no mundo. Em 2013, a expectativa é de 52.680 novos casos da doença só no Brasil, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Por isso, o diagnóstico precoce é importante. 

Os especialistas recomendam que as mulheres façam o autoexame mensal. O exame clínico e a mamografia também devem integrar a rotina anual das mulheres, a partir dos 40 anos. Caso apresente algum fator de risco, o médico decidirá a melhor época e a periodicidade dos exames.


Crédito: Edivaldo S. Alves
Torre do Castelo, cartão-postal de Campinas, está rosa


Crédito: Edivaldo S. Alves
Reservatório São Gabriel iluminado de rosa


Crédito: Edivaldo S. Alves
Paço Municipal fica diferente este mês

Volta ao índice de notícias