Mário Gatti promove encontro para celebrar Dia de Cuidados Paliativos

04/10/2013

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti encerrou  nesta sexta-feira, 4 de outubro,  o 1º Encontro de Cuidados Paliativos,  para celebrar o dia da especialidade, comemorado no segundo sábado do mês de outubro. O objetivo do evento é difundir a importância da  sensibilização dos pacientes de cuidados paliativos e seus familiares, assim como pacientes de outras unidades e funcionários do hospital.

Durante três dias, profissionais médicos, equipes de enfermagem, nutrição, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, participaram de  palestras sobre aspectos nutricionais em cuidados paliativos, uso de analgésicos no tratamento da dor aguda e experiência de enfermagem em cuidados paliativos de pacientes na fase terminal.

Há um 1 ano e 5 meses,  uma equipe multiprofissional atua diariamente no Serviço de Oncologia do Hospital Municipal Mário Gatti, na promoção do cuidado paliativo, que consiste em realizar uma aproximação do paciente sem perspectiva de cura, no alívio das dores e outros sintomas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, permitindo melhor qualidade de vida. Um trabalho, que segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que  define “cuidados paliativos” como uma abordagem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, no enfrentamento de doenças que oferecem risco de vida.

Segundo a médica e coordenadora do Comitê de Cuidados Paliativos do HMMG, Sílvia  Benvenuti, as equipes atuam no sentido de reforçar a vida e ajudar o paciente a encarar a morte como parte da existência humana, valorizando a integração da vida psicossocial e espiritual; além de oferecer apoio de cuidado para que  as pessoas possam viver o melhor possível até o dia da morte.

Para Sílvia, o encontro serve para a troca de experiências entre os profissionais envolvidos nas diversas terapêuticas de cuidados paliativos. “É importante que as equipes multiprofissionais falem de suas experiências, no sentido de melhorar a abordagem e o atendimento”, ressaltou.

Crédito: Divulgação
O apoio ao paciente terminal é essencial para o alívio da dor física e emocional

Crédito: Divulgação
Cuidados paliativos aliviam o estresse e reforça a vida