Hospital Mário Gatti promove Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho

09/10/2013

Autor: -

Os riscos de contaminação e a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual foram os temas abordados pela médica do trabalho Dalva França em palestra ministrada para funcionários do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, na manha desta quarta-feira, dia 9 de outubro, dentro da programação da Segunda Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

A especialista apresentou dados que indicam o Pronto-Socorro adulto como o local de trabalho com maior risco de acidentes na unidade hospitalar. Em 2012 foram registrados 24 casos, enquanto que no Pronto-Socorro Infantil foram seis ocorrências e no ambulatório de especialidades cinco casos.

Entre as principais causas de acidentes no ambiente hospitalar, está o risco biológico. Em função da exposição às gotículas de saliva, secreções e sangue, enfermeiros, técnicos e auxiliares correm mais risco de se contaminarem com doenças infectocontagiosas, como hepatites, HIV, escabiose, bactérias patogênicas.  A manipulação de instrumentos perfurocortantes e agulhas agravam o risco e, por isso devem ser usados com máxima atenção.

Segundo Dalva França,  é também no Pronto-Socorro adulto que se registra maior resistência dos profissionais ao uso de equipamentos de prevenção individual. Ela explica que, por conta da natureza do atendimento,  os profissionais deixam de se prevenir como devem. “Como esses profissionais atendem urgências e emergências, numa luta constante para salvar vidas, acabam esquecendo de usar os equipamentos de prevenção. O nosso trabalho aqui é justamente alertar para os riscos e a necessidade do uso de óculos, luvas, aventais e sapatos adequados”, disse.

Outros riscos

Além dos riscos de contaminação, os profissionais que trabalham em um ambiente hospitalar podem adquirir outros problemas de saúde, se não forem observadas medidas de prevenção.

Pesquisas médicas indicam que profissionais que trabalham durante o período noturno podem apresentar alteração no ritmo do sono, que provoca distúrbios psicológicos (ansiedade), insônia, obesidade e até infarto do miocárdio. Quem trabalha nas salas de raio x; centros cirúrgicos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oncologia, pode  apresentar destruição de tecidos glandulares, catarata e câncer. Os riscos químicos também são preocupantes e podem ocorrer dentro dos centros cirúrgicos e salas de quimioterapia, principalmente pela inalação de gases anestésicos, que provocam  toxidade.

Os profissionais do Mário Gatti que participaram da palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho foram orientados a usar equipamentos de proteção individual e a adotar medidas de segurança preconizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Para a médica Dalva França, é importante que todos os profissionais se conscientizem da necessidade de colocarem em prática as medidas preventivas de acidentes. “Queremos reforçar a necessidade de que os profissionais se conscientizem  que às doenças relacionadas ao trabalho podem ser evitadas e cuidadas, a partir do uso de equipamentos e atitudes de proteção”, finalizou.

A 2ª. Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Mário Gatti, acontece até esta sexta-feira, 11 de outubro, com palestras e atividades interativas.


Crédito: Divulgação / Mário Gatti
Profissionais da saúde precisam se prevenir contra contaminação


Crédito: Divulgação / Mário Gatti
O uso de equipamentos previne contra riscos de contaminação

Volta ao índice de notícias