Semana de Prevenção no Mário Gatti tem testes rápidos de hepatites

09/10/2013

Autor: -

O Centro de Testagem e Aconselhamento/Hepatites Virais Ouro Verde, que integra o Programa Municipal DST/AIDS, da Secretaria de Saúde de Campinas, realizou nesta quarta-feira, 9 de outubro, pelo menos 150 testes rápidos de Hepatites C e B, no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, como parte da programação da Segunda Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

As hepatites são um risco de contaminação, principalmente para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, durante procedimentos com utilização de instrumentos perfurocortantes, agulhas e seringas, que facilitam o contato com sangue.

Inicialmente, a testagem seria feita somente em profissionais de saúde da unidade hospitalar, mas, devido à procura, os exames foram estendidos para usuários do Pronto-Socorro Adulto.

O mecânico Pedro Gomes, 54 anos, estava no hospital para uma consulta e gostou da ação preventiva. "Eu vi a movimentação e, como nunca havia feito o exame de hepatites, acabei fazendo. Deu tudo certo e ficou pronto rapidinho; é muito importante a gente cuidar da saúde", disse.

Para a copeira do HMMG, Jaqueline Duarte, 35 anos, fazer o teste foi uma oportunidade de prevenção. "É sempre bom estarmos preocupados em cuidar da saúde. Eu nunca fiz o exame e vim aqui fazer. Aproveitei a oportunidade, porque a prevenção é sempre importante", enfatizou.

O teste rápido, como o próprio nome diz, não demora mais que 30 minutos para ficar pronto. O exame é feito com a utilização de um kit e necessita apenas de algumas gotas de sangue, retiradas do dedo indicador. Após o resultado pronto, profissionais do CTA orientaram as pessoas que fizeram os exames sobre a vacina de hepatite B e sobre prevenção.

Os casos positivos, foram encaminhados para o Serviço Municipal de Saúde, para a realização de exames complementares e inicio de tratamento.

Para a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento/Hepatites Virais do Ouro Verde, Heloisa Maria Lélis, o exame é importante como instrumento de prevenção, controle e cura das hepatites, especialmente como forma de conscientização no ambiente hospitalar.

“É muito importante que a pessoa faça esse exame pelo menos uma vez na vida, ou quando achar que está em risco, já que as hepatites são doenças silenciosas e graves. Para os profissionais da saúde, o teste é fundamental, já que ficam mais expostos ao problema por conta dos acidentes de trabalho”, disse.

Transmissão

A transmissão da hepatite B ocorre através da relação sexual sem o uso de preservativos, por meio de sangue contaminado pelo vírus, e pode ser transmitida também de mãe para o filho no momento do parto (transmissão vertical). Este tipo de hepatite é uma das maiores causas de câncer de fígado. Para a hepatite B existe vacina no Sistema Único de Saúde. A vacinação está disponível para todas as crianças, desde o nascimento, adolescentes e adultos até 29 anos.

Para a hepatite C ainda não existe vacina. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença possui um crescimento cinco vezes maior do que o da Aids. A principal forma de transmissão da Hepatite C ocorre através do compartilhamento de seringas e outros materiais com sangue contaminado, como alicates de unha, agulhas de tatuagem, lâminas de barbear, escovas de dente e materiais para colocação de piercing.

Crédito: Divulgação / HMMG
Procedimento não leva mais de 30 minutos para apontar resultado