Proposta de uniformes na Saúde fatura 1º lugar no 'Campinas e-você'

29/10/2013

Autor: -

A proposta de implantação de uniformes padronizados para os funcionários dos Centros de Saúde foi a vencedora entre as sete que disputavam o primeiro lugar e que vieram por sugestão de cidadãos no portal “Campinas e-você”. A campeã recebeu 19% dos 121 votos.

A ideia vencedora partiu da psicóloga Aline Bianchini, que justificou sua sugestão para que o usuário do Centro de Saúde ou Pronto Atendimento possa ter uma referência de quais são as pessoas que trabalham no local para ajudá-lo. “O uniforme cria uma identidade para os servidores e indica para os usuários qual profissional ele deve procurar”, explica Aline.

A novidade deve ser colocada em prática até o primeiro trimestre de 2014 no Pronto Atendimento do Campo Grande e depois ser ampliada para outras unidades de saúde.

O portal “Campinas e-você” é uma iniciativa inédita da Prefeitura de Campinas que tem como objetivo aproximar a população da Administração Pública por meio de um portal na internet. O site foi lançado no dia 26 de agosto deste ano. Por meio desta ferramenta, os cidadãos podem dar sugestões de como melhorar os serviços públicos municipais da cidade.

Esta primeira etapa foi direcionada para a área de Saúde. O próximo passo é levar a mesma plataforma, que é da Prefeitura, para outras áreas, como educação e transporte. A plataforma “e-você” é uma iniciativa de Inovação Aberta para serviços públicos. É uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, Informática dse Municípios Associados (IMA), Instituto Tellus e Comunitas.

O anúncio da proposta vencedora e a apresentação das outras seis prosposta que estavam concorrendo ao primeiro lugar foram apresentadas em um evento na manhã desta terça-feira, dia 29/10, pelo prefeito Jonas Donizette, na Sala Azul do gabinete. Além dele, participaram autoridades municipais e o convidado, do Comunitas, Antônio Ermírio de Moraes Neto.

O aspecto de criar na população uma cultura de envolvimento com o serviço público é, para o prefeito Jonas Donizette, a grande importância deste trabalho inédito da Prefeitura de Campinas. “Quando as pessoas participam do que está sendo criado e feito na cidade, elas se sentem mais responsáveis e passam a cuidar mais daquilo que está sendo construído”, analisa Jonas. “E o cidadão pode fazer isso com ideias simples e baratas”, sugeriu o prefeito.

A parceria com a Comunitas não vai custar nada para a Prefeitura, segundo Jonas, mas a Administração tem só o compromisso de replicar esta experiência positiva para outras cidades.

Para o representante da Comunitas, Antonio Ermírio de Moraes Neto, o “Campinas e-você” é apenas uma semente com a pretensão de dar voz para a população. “É importante pensar que cada gestor público e a sociedade podem fazer para transformar o Brasil num país melhor”, avalia ele.

Propostas

Desde o lançamento, em agosto deste ano, o portal “Campinas e-você recebeu 94 mil acessos, 87 sugestões e 113 propostas. Um comitê que envolveu as secretarias de Saúde, Administração, Finanças, Gestão e Controle e Comunicação selecionou sete propostas, que ficaram abertas para votação do público no portal. A mais votada é a que será colocada em prática.

As propostas finalistas foram: 1 - filme educativo sobre meio ambiente, de Wilson Roberto da Silva; 2 - paredes das salas de espera pintadas na cor verde (que surgiu nas oficinas de co-criação); 3 - espaço para lanchonete terceirizada, de Aline Bianchini; 4 - “Que cor?”, de Ana Paula Oliveira Nascimento; 5 - “Arquitetando o ambiente”, de Fernando Máximo; 6 - uniforme padronizado, de Aline Bianchini, e, por último, 7 - “Distração positiva”, de de Ana Paula Oliveira Nascimento. Todos os autores das sete propostas receberam um certificado das mãos do prefeito Jonas Donizette.

A escolha das sete finalistas levou em conta os seguintes critérios: menor tempo de implantação, maior benefício ao usuário, recursos financeiros de até R$ 80 mil, recursos humanos (com servidores da prefeitura), disponibilidade de infraestrutura, popularidade da proposta no portal e histórico.

Como funciona

O "Campinas e-você” é um projeto inédito, resultado da parceria entre Prefeitura e o Instituto Tellus, uma das quatro entidades que integram o projeto “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, de iniciativa do Grupo Comunitas. O trabalho começou com sugestões para a Secretaria de Saúde, com a pergunta: como podemos deixar o serviço de saúde mais eficiente, confortável e acolhedor? O resultado desta primeira etapa foi apresentado nesta terça-feira, 29 de outubro.

O cidadão acessa o site www.campinasevoce.campinas.sp.gov.br, preenche um pequeno cadastro e digita a sugestão.

O Tellus também fez uma pesquisa aprofundada sobre o atendimento e funcionamento dos pronto atendimentos, de modo a melhorar a qualidade desse tipo de atendimento ao cidadão e reduzir o tempo de espera – necessidades apontadas por cidadãos e servidores.

Pesquisa

Durante o evento, o prefeito divulgou uma pesquisa realizada entre 400 usuários do Pronto Atendimento do Campo Grande entre os dias 5 e 12 de agosto deste ano com pacientes e acompanhantes de pacientes com idades entre 16 e 66 anos para avaliar a qualidade do atendimento. O resultado apontou que 28% m ótimo, 49% bom, 17% regular, 2% ruim e 4% péssimo.

Prefeito e a ganhadora

Jonas discursa