Ações contra a dengue são reforçadas nos cemitérios antes de Finados

30/10/2013

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde, em parceria com a Setec (Serviços Técnicos Gerais), está reforçando os trabalhos de prevenção e controle da dengue nos cemitérios do município, como preparação para o Dia de Finados, em 2 de novembro. Estes locais são pontos de risco para a doença por possuírem jazigos com vasos ornamentais e floreiras, que acumulam água e, assim, propiciam a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Somente nos cemitérios Saudade e Santo Antônio são cerca de 40 mil vasos e floreiras, segundo a Administração dos estabelecimentos. Além disso, os cemitérios são considerados imóveis especiais por receberem milhares de pessoas, principalmente na ocasião de Finados.

Os profissionais da Vigilância em Saúde disponibilizaram folders e faixas para orientando a população.

Após o Dia de Finados, as equipes retornam aos cemitérios para inviabilizar possíveis criadouros.

Segundo Heloísa Malavasi, coordenadora da Visa Sul, a principal recomendação é que as pessoas levem vasos com terras ou flores artificiais para evitar o acúmulo de água. “Os funcionários da Setec já fazem um trabalho anual nos cemitérios, vistoriando os jazigos e removendo a água acumulada. Vamos intensificar as ações”, explica a coordenadora.

Volta ao índice de notícias