Saúde acompanha casos de pacientes com suspeita de febre maculosa

01/11/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas está acompanhando, hoje, três casos de pacientes com suspeita de febre maculosa e leptospirose. Trata-se de dois pacientes adultos, com registro de óbito em outubro deste ano, que foram picados por carrapatos em Barão Geraldo e Sousas. O terceiro caso, trata-se de uma criança, também picada em Barão Geraldo, que já foi medicada e teve alta médica. O Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo está encarregado dos três exames de sorologia.

Até agora, em 2001, em Campinas, foram confirmados três casos de febre maculosa, sendo dois no início do ano e o último em outubro.

É importante lembrar que em 2001, em Campinas, foram notificados 61 casos de pacientes com suspeita da febre maculosa. Desses, apenas três foram confirmados pelos exames do Instituto Adolfo Lutz. Em 2000, foram 85 notificações, com duas confirmações.

Segundo Brigina Kemp, coordenadora técnica de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas, a febre maculosa é uma doença que preocupa a saúde pública. No entanto, ela ressalta que, diferentemente da dengue, que também é transmitida por um vetor, a febre maculosa aparece com menor incidência.

Ela lembra que os médicos da cidade devem estar atentos, uma vez que somente com a notificação dos casos suspeitos à Secretaria, esta poderá, juntamente com outros órgãos, implementar as ações.

Providências

Diante do problema, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o DPJ, além da investigação dos casos, está procurando orientar a população por meio de folhetos que já estão sendo distribuídos na regiões de risco, fixação de placas nos parques e áreas de risco e colocação de faixas nas dependências da Unicamp (Universidade de Campinas).

Além do trabalho informativo promovido pela Covisa, o Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura de Campinas está providenciando a remoção de capivaras do Parque Portugal. Essa mesma providência também atingirá outras áreas de risco onde haja a presença desses animais.

Enquanto isso, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) está realizando exames nos carrapatos e capivaras. O resultado desses exames serão divulgados assim que estiverem prontos.