Prefeitura intensifica trabalho educativo nos parques neste feriado de Finados

01/11/2001

Devido aos casos de febre maculosa registrados em Campinas recentemente, técnicos do Departamento de Parques e Jardins e da Secretaria Municipal de Saúde, estarão fazendo neste feriado de Finados, sexta, sábado e domingo, um trabalho educativo junto ao público no Parque Portugal, no Taquaral, e no Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão, em Barão Geraldo.

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo "carrapato estrela" ou "micuim" que é encontrado em locais como margens de lagos, rios, córregos, em pastos e matas. O "carrapato estrela" parasita animais como capivaras, bois, carneiros, coelhos, tatus, tamanduás e outros mamíferos que habitam esses locais. Nesse processo, o carrapato se infecta e pode transmitir a doença para o ser humano.

Para se proteger da febre maculosa, as pessoas devem evitar pescar ou passear nos locais de risco. Caso haja necessidade de entrar nesses locais, deve-se usar roupas e calçados que não deixem partes do corpo expostas.

Outra providência a ser tomada é examinar o corpo a cada duas horas, cuidadosamente. Se o carrapato for encontrado no corpo, deve ser retirado com cuidado para que saia inteiro.