Reunião na Unicamp discute febre maculosa e manejo de capivaras

06/11/2001

Reunidos na última segunda-feira, no prédio da Pró-Reitoria de Extensão da Unicamp, profissionais ligados à saúde e ao meio ambiente, bem como da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), discutiram medidas para solucionar o problema dos casos de febre maculosa registrados em Campinas.

Participaram da reunião, Luiz Jacinto, superintendente da Sucen no Estado de São Paulo, Renata Caporalle Mayo, diretora da Sucen/Regional Campinas, além do Cecom e de representantes da Prefeitura, do Departamento de Meio Ambiente, Departamento de Parques e Jardins, Centro de Controle de Zoonoze e Covisa.

Quanto ao trabalho educativo, de informação à população, a Unicamp vai complementar as ações que vêm sendo implementadas pela Prefeitura, com a divulgação da campanha nos informativos da Universidade, impressão de filipetas e confecção de faixas.

Unicamp e Funcamp, num trabalho conjunto, decidiram reforçar a cerca que isola o Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão, que faz divisa com as dependências da Unicamp e Funcamp.

Também está em negociação com a Funcamp a construção de uma área própria para o manejo das capivaras, um dos principais hospedeiros do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa. É importante ressaltar que o Ibama está acompanhando todo o trabalho de manejo desses animais.

Representantes da Universidade Estadual de Campinas, durante a reunião, anunciaram, para o mês de novembro, a promoção de um encontro para discutir o controle e o manejo das capivaras. Esse encontro terá a participação de especialistas da área médica e ambiental.

Volta ao índice de notícias