Campanha contra a rubéola prossegue até o dia 30

14/11/2001

A Campanha de Vacinação contra a Rubéola, por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, foi prorrogada até o dia 30 de novembro. Em Campinas, onde a campanha já havia sido prorrogada do dia 19 ao dia 23, contará, agora, com mais cinco dias.

De acordo com os números atualizados da Secretaria Municipal de Saúde, em Campinas, do dia 5 ao dia 10 foram imunizadas 33.061 mulheres.

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa) da Prefeitura de Campinas lembra que a campanha é indiscriminada, isto é, todas as mulheres na idade entre 15 e 29 anos devem ser vacinadas, independentemente de já terem sido vacinadas ou terem contraído a doença.

A Covisa adianta, também, que a vacinação, na cidade, será levada às escolas, empresas e demais locais de maior concentração do público alvo da Campanha.

Apesar de a rubéola ser considerada uma das doenças agudas infecciosas mais benignas, o grande risco para a saúde pública está relacionado à infecção em gestantes, que pode causar a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).

A infecção pelo vírus da rubéola, em gestantes, pode resultar em abortamento espontâneo, natimortos e malformação múltiplas.

Dentre as anomalias presentes na SRC, as mais comumente encontradas são a deficiência auditiva, malformação cardíaca, lesões oculares, alterações neurológicas e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.

Em 2000, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas registrou 68 casos de rubéola na cidade, sendo a maioria dos casos relacionada a esta população-alvo.