Norte prepara Oficina para integrar Políticas Públicas

22/11/2001

Na próxima quarta-feira, dia 28, das 8h30 às 18h, no Clube Regatas, no Cambuí, acontece a "Primeira Oficina Intersetorial da Região Norte - Integrando as políticas públicas em nível local". O evento envolve profissionais comprometidos com ações em diferentes áreas da Região Norte de Campinas, como Assistência Social, Educação, Cultura, Esportes, Habitação e Saúde.

O encontro é fruto de um trabalho iniciado no ano passado por um grupo de trabalhadores das secretarias municipais de Assistência Social e saúde. O grupo, no início de 2000, deu início ao projeto "Assistência Social e Saúde: construindo a intersetorialidade na Região Norte de Campinas".

Conforme explica Elaine Maria Castro de Paula, psicóloga do Distrito de Saúde Norte e uma das organizadoras do evento, em 2001 esse projeto passou a englobar novos sujeitos das secretarias de Habitação, Educação, Esporte, Cultura e Turismo, além de componentes do Serviço de Atenção ao Migrante, Itinerante e Mendicante (Samim).

Elaine ressalta que essa primeira Oficina objetiva um estreitamento de relações entre profissionais envolvidos nas mais diversas ações, além de propiciar uma troca de conhecimento de intervenções e projetos desenvolvidos como o Projeto Paidéia de Saúde da Família, Bolsa Escola e remanejamento de famílias residentes em áreas de risco. As oficinas permitirão, ainda, reflexões conjuntas acerca da reestruturação de projetos como o Programa de Garantia de Renda Mínima, Plantão Social etc.

A psicóloga lembra, ainda, que as oficinas de trabalho que serão instaladas no local serão divididas em três micro-regiões. A primeira englobará os centros de Saúde Santa Bárbara, Boa Vista e Anchieta. A segunda, enfocará as unidades do São Marcos Santa Mônica e Barão Geraldo. A terceira micro-região estará voltada para as unidades do Jardim Aurélia e Jardim Eulina.

"Nossa idéia é desenvolver projetos conjuntos que atendam as necessidades do cidadão como um todo, no seu envolvimento com a família e com a comunidade", finaliza ela.

Volta ao índice de notícias