Encontro reúne profissionais que atuam no tratamento da tuberculose

23/11/2001

Servidores municipais que atuam como agentes de Saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, coordenadores das Unidades de Saúde,  assistentes sociais, monitores de abrigo, técnicos do Serviço de Atenção à Família e todos os profissionais da rede pública que atuam diretamente com  os pacientes de tuberculose, além de profissionais dos presídios e  representantes de ONGs, são os convidados para participar do evento  "Abordagem do Paciente com Baixa Adesão ao Tratamento de Tuberculose",  marcado para o próximo dia 4, no Hotel Nacional In, das 8h às 17h.  

O evento tem como objetivo repensar um modo de atenção aos pacientes que  resistem a esse tipo de tratamento. Esse grupo, na maioria das vezes, inclui  alcoolistas, moradores de rua ou usuários de droga.  Com esse Encontro, a Secretaria quer construir novas parcerias entre os  profissionais da Saúde, Assistência Social e outros envolvidos com esse  tema.  

A intenção é desenvolver uma rede de ajuda que capacite para um olhar mais  acolhedor e para abordagens mais efetivas que contribuam para a melhoria da  saúde daquela população. Inscrições podem ser feitas nos Distritos de Saúde. 

PROGRAMAÇÃO:

8h - Recepção 
8h30 - Abertura 
8h45 - Psicodrama: Importância da criação do Vínculo profissional/paciente
10h15 - Intervalo 
10h30 - Mesa redonda com a participação de: 
- Secretário de Saúde da Prefeitura de Campinas, Gastão Wagner de Souza  Campos 
- Diretora da Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica  da Secretaria Estadual de Saúde, Vera Maria Neder Jalesi 
- Admilson Gualberto da Silva, paciente do AMDA. 
- Carmem Marques Cleto Duarte An, representante da Secretaria de Assistência Social 
12h - Almoço 
13h30 - Oficinas 
15h30 - Intervalo 
16h - Plenária Final

Volta ao índice de notícias