Campanha contra Câncer de Pele atende 402 pessoas

26/11/2001

A Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, realizada no último sábado dia, 24, das 8h às 13h, no Hospital Mário Gatti, atendeu 402 pacientes. Nesse período, o Serviço de Dermatologia do Hospital Mário Gatti constatou 34 casos de pacientes com algum tipo de câncer de pele, o que representa 8,45% das pessoas atendidas.

Na avaliação do médico Andrelou Valarelli, um dos coordenadores da campanha, essa porcentagem está dentro da média esperada para o município. Durante a campanha, quatorze especialistas estiveram de plantão no Hospital para atender a população.

Dos 34 casos diagnosticados, 22 pacientes (5,47%) apresentaram carcinoma basocelular. Outros nove (2,23%) apresentaram carcinoma espinocelular e três pacientes (0,74%) apresentaram melanoma.

Andrelou Valarelli explica que o serviço de atendimento ao público, para diagnóstico e tratamento, continua sendo feito diariamente no Hospital Mário Gatti. "A campanha foi só um dia, mas o atendimento continua", afirma.

Ele ressalta que o atendimento é aberto a todos, mas que o trabalho preventivo serve, sobretudo, para pessoas que tenham o biótipo de risco: pele e olhos claros, sardas e antecedentes de câncer da pele, inclusive, na família. Além delas, aquelas que apresentem sintomas como: ferimentos que não cicatrizem, pintas, sinais e verrugas que crescem ou mudam de cor.

Volta ao índice de notícias