CAPS Sudoeste "Novo Tempo" amplia instalações

29/11/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas inaugura neste sábado (01 de dezembro) a ampliação de mais um de seus Centros de Atenção Psicossocial.

Esta será a vez do CAPS Aeroporto, que atende à população da Região Sudoeste da cidade.

O serviço, que funcionava até as 17h, passa a trabalhar em regime integral de 24 horas para atender a pacientes que necessitem de internação. Para isto o CAPS muda de endereço, rua Marrey Jr., 360, Jardim Novo Campos Elíseos.

A ampliação do CAPS fez com que os usuários, em assembléia, optassem pela mudança de seu nome. O novo CAPS passa a ser denominado "Novo Tempo".

Além da internação, o CAPS Novo Tempo oferece outras formas de atenção, como atendimento médico e psicoterápico individual, acompanhamento terapêutico e abordagem corporal, além de desenvolver atividades grupais. Também oferece abordagem educativa e terapêutica para os familiares dos pacientes. Terá uma Oficina de Informática vinculada à Associação Cornélia Viegl dos Usuários de Serviços de Saúde Mental de Campinas.

Com a ampliação, o CAPS passa a atuar conforme as propostas e diretrizes de Saúde Mental do Programa Paidéia - Saúde da Família, que atende às orientações da reforma psiquiátrica do cuidar em liberdade. A proposta do cuidar em liberdade visa tratar o cidadão, incluindo seus momentos de crise onde ela acontece: no local em que ele vive. A atenção de forma integral, evitando abordagens que rompam os vínculos sociais e familiares, tende a diminuir as internações, permitindo a equipe de cuidadores oferecer a hospitalidade noturna quando o usuário dela necessite.

30 de novembro

20h - Debate na Câmara Municipal de Campinas, com o tema "Serviço Territorial e Construção de Protagonismo".

1º de dezembro

15h, apresentação do Coral Novo Tempo;