Prefeitura lança agente de saúde amigo da amamentação

04/11/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas lança, esta semana, o Agente de saúde amigo da amamentação.

O lançamento faz parte das comemorações da XI Semana Mundial de Amamentação, que este ano no Brasil está sendo promovida de 4 a 9 de novembro. A ação será anunciada oficialmente nesta terça-feira, 5, no auditório do Senac, às 19h, quando a Secretaria de Saúde abre oficialmente a Semana. O Senac fica na rua Sacramento, 490, no Centro.

O evento terá presença da prefeita Izalene Tiene, do secretário de Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, e da secretária adjunta de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro. Após a cerimônia de abertura, haverá mesa redonda com o tema Políticas públicas em aleitamento materno.

A idéia é que os agentes de saúde, que estão inseridos nas equipes do Paidéia – Saúde da Família, atuem para dar as primeiras orientações e para reforçar a importância do aleitamento materno.

A pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano Municipal de Campinas, afirma que o agente de saúde é de fundamental importância neste processo porque é um profissional de saúde que tem acesso direto à população.

De acordo com Cláudia, este profissional tem acesso à gestante e à mamãe no próprio domicílio, portanto está com a mulher no pós parto, no momento de maior de risco para o desmame e pode auxiliar de imediato para ajudá-la ou na própria casa ou encaminhando-a para orientações nos Centros de Saúde ou no Centro de Lactação.

Os agentes de saúde do Paidéia já estão tendo aulas sobre o tema. Na semana que vem, a Secretaria de Saúde inicia a capacitação da segunda de agentes do Distrito de Saúde Norte.

A abertura da Semana de Amamentação também marca a parceria da Secretaria de Saúde com o Senac e com a Puc-Campinas nas ações de incentivo à amamentação no município nesta semana.

Vídeo - E a Semana de amamentação da Secretaria Municipal de Saúde tem muito mais. Tem o lançamento do vídeo Um Banco Especial, sobre o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas. O Centro de Lactação é uma parceria da Secretaria de Saúde com a Maternidade de Campinas.

No dia 6, quarta-feira, haverá mesa redonda, das 14h às 18h, no Clube Regatas de Natação Campinas. A pauta desta vez será Abordagem interdisciplinar da prática do aleitamento materno. O Regatas fica na rua Coronel Silva Teles, 462, Cambuí.

No sábado, 9 de novembro, das 9h às 15h, na Feira de Artesanato do Centro de Convivência, a Puc-Campinas instala barraca onde fará aula pública, plantão de dúvidas e distribuição de material educativo. Das 12h às 15h, no Teatro de Arena do Centro de Convivência, haverá apresentação do Projeto Mistura Fina, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo de Campinas.

Ações nos Centros de Saúde - Os Centro de Saúde também estão com ações específicas para esta semana. O CS (Centro de Saúde) Vila Ipê abriu a semana, às 7h, com a Caminhada em defesa do aleitamento materno. O serviço, localizado na região Sul da cidade, promove ainda, até sexta-feira, 8, várias palestras e exposições sobre aleitamento, além de aulas de relaxamento, ioga e de ginástica chinesa liam gong direcionadas a gestantes e mamães.

No CS Dic 1, na região Sudoeste, a Semana de Amamentação também está sendo comemorada com palestras. Agentes comunitários e outros profissionais das equipes do Paidéia serão treinados para atuar com gestantes e mamães no pós parto. Eles estão sendo preparados para orientar sobre a importância da amamentação e sobre os cuidados necessários com a saúde nesta fase, como a utilização de métodos contraceptivos, por exemplo.

O CS Dic 1 ainda recolheu, com ajuda de escolas da sua região de abrangência, recipientes de vidro com tampa de plástico para coleta de leite humano. O material será entregue amanhã, 5 de novembro, ao Centro de Lactação – Banco de Leite Humano Municipal de Campinas.

Durante a semana, em todos os 46 Centros de Saúde da cidade e no Senac Campinas, haverá coleta destes recipientes que serão encaminhados ao Banco de Leite. Nestes mesmos locais e nos eventos da semana – mesas redondas etc -, também haverá distribuição de cartilhas e folders e outros materiais educativos.

No CS Vila Rica a Semana inclui trabalho com as mães e gestantes sobre a importância da amamentação, cárie na amamentação, nutrição no primeiro ano de vida, imunização e orientações ortodônticas nesta fase da vida. Também serão oferecidas atividades como ginástica postural para gestantes e puérperas – mulheres de acabaram de dar à luz -, massagem shantala, ginástica chinesa liam gong e heiki.

No CS Conceição, na terça-feira, 5, haverá apresentação de peça de teatro montada pelos agentes comunitários de saúde, na sala de espera do CS. Na quarta, 6, os profissionais do serviço participam da mesa redonda no Regatas. No dia 7, a peça de teatro será apresentada novamente. Em seguida, haverá apresentação do vídeo do Banco de Leite. Na sexta-feira, 8 de novembro, o CS encerra as comemorações da semana com a entrega de kits e certificados para mães que estão amamentando. Durante toda semana, o CS apresenta mural com imagens sobre o tema.

Também nesta segunda-feira, 4, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Senac, deu início ao Curso de capacitação de multiplicadores em aleitamento materno. As aulas são direcionadas a cidadãos interessados em se tornarem multiplicadores de ações de incentivo e apoio ao aleitamento materno. O curso tem ainda parceria com o Instituto de Saúde do Estado de São Paulo e apoio do Ministério da Saúde.