Saúde ensina, na Gleba B, como combater o mosquito da dengue

07/11/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou, nesta quarta-feira, 6 de novembro, ação educativa para combater a dengue na Gleba B. A comunidade tem 300 imóveis e está situada na área de abrangência do Centro de Saúde Carvalho de Moura, na região Sul da cidade. O objetivo é ensinar aos moradores práticas de prevenção e combate à doença que, somente este ano, já atingiu mais de 80 cidadãos naquela área.

A idéia é que eles sejam conscientizados e conheçam a realidade do município em relação à dengue e atuem dentro das suas casas e na comunidade com os meios de prevenir o mosquito que transmite a doença, o Aedes aegypti.

Os principais criadouros encontrados na Gleba B são os recipientes utilizados para armazenar água. Por isso, a ação que começou ontem no local tem como foco principal a limpeza destes vasilhames. Os agentes de saúde, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses e trabalhadores da Sanasa ensinam os moradores a limpar estes recipientes, explicam porque é necessário fazê-lo com freqüência e ainda fornecem material para a operação.

As equipes também estão levantando as residências da Gleba que não possuem caixas d’água. A idéia é substituir, de graça, os recipientes usados para armazenar o produto. Além disso, a Secretaria de Saúde ainda vai colocar telas nas caixas d’água dos imóveis que já a possuem.

Nesta sexta-feira, 8 de novembro, além das ações educativas, equipes de saúde promovem um arrastão na Gleba B. As ações de limpeza têm sido feitas todas as sextas-feiras no local.

Volta ao índice de notícias