Saúde encerra semana de amamentação com atividades educativas, palestras e confraternização

07/11/2002

Pessoas que visitarem a Lagoa do Taquaral nesta sexta-feira, 8 de novembro, podem aproveitar a oportunidade para saber um pouco mais sobre a amamentação. Agentes comunitários do Centro de Saúde Taquaral vão montar uma tenda no local, das 7h às 10h e das 17h às 19h.

O posto vai fornecer informações e orientações sobre aleitamento, distribuir panfletos educativos e recolher frascos de vidro com tampa de plástico para serem encaminhados ao Centro de Lactação – Banco de Leite Humano Municipal de Campinas.

A atividade faz parte das promoções da Secretaria de Saúde de Campinas para comemorar a XI Semana Mundial de Amamentação, que começou segunda-feira, 4 de novembro e termina amanhã, sexta-feira, 8.

No CS do Balão do Laranja, na região Noroeste, os próprios profissionais de saúde, que estão amamentando ou já amamentaram, estão servindo como modelo para as usuárias que estão na gestação ou no pós-parto. Eles fizeram um painel com fotos onde posam no ato da amamentação.

Todos os trabalhadores do local também estão vestindo, durante toda semana, uma camiseta que traz os dizeres: "Balão de peito aberto". O serviço encerra a semana da amamentação, amanhã, 8 de novembro, com uma confraternização entre funcionários e mamães que estão amamentando ou se preparando para amamentar.

Também na região Noroeste, o CS Ipaussurama está desenvolvendo várias atividades para comemorar a semana da amamentação. Entre elas, desenvolve um trabalho em sala de espera com cartazes e ações interativas sobre importância do aleitamento, técnicas de amamentação, cuidados com a mama, mitos e como deve ser a alimentação durante a amamentação.

No CS da Vila Ipê, na região Sul, haverá aulas de massagem indiana para bebês, shantala, e de técnicas de liam gong, ginástica chinesa. Às 14h, o CS encerra a semana com uma palestra sobre "Aspectos psicológicos na amamentação". A palestrante é a psicóloga responsável pelo serviço de psicologia do Caism – Unicamp, Maria Sílvia Vellutini Setúbal.

No CS Dic 1, na região Sudoeste, também haverá palestra. O tema será "Contracepção na amamentação". Logo após, o CS encerra as comemorações da semana com um café da manhã para as gestantes. Durante a confraternização, haverá sorteio de kits de enxoval para as futuras mamães.

Agente amigo - A Secretaria de Saúde também lançou, esta semana, o Agente de saúde amigo da amamentação. Os 500 agentes comunitários de saúde do município passarão a atuar como disseminadores de orientações para o sucesso na amamentação. O anúncio foi feito oficialmente nesta terça-feira, 5 de novembro, durante cerimônia de abertura da Semana de amamentação. O evento foi no Senac Campinas. Durante a cerimônia, a Secretaria de Saúde também lançou o vídeo "Um banco especial", sobre o Centro de Lactação – Banco de Leite Humano Municipal de Campinas.