Campinas vacina, de graça, 103 mil animais contra a raiva

08/11/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou, nos últimos dois meses, 103.417 cães e gatos contra a raiva na cidade. As doses são gratuitas e a estratégia é parte da Campanha anti-rábica que acontece todo ano no município. A quantidade de animais vacinados representa 81,51% (95.140) da população estimada de cães. Também foram vacinados 8.277 gatos. Em 2001 foram vacinados 83,36% (96.766) cães e 8.496 gatos. A meta estabelecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de que, pelo menos, 80% da população de cães seja vacinada.

O que mais preocupa a Secretaria de Saúde de Campinas é que o número de felinos levados aos postos de vacinação, além de ser pequeno, vem caindo ano a ano. A preocupação existe porque estes felinos são caçadores naturais de morcegos, que podem ser transmissores de raiva.

Este ano, Campinas confirmou 23 casos de raiva em bois e cavalos e dois em morcegos. A doença tem avançado na cidade, desde 2000, quando foram registrados os primeiros casos em Joaquim Egídio, na região Leste da cidade. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde compôs um grupo de trabalho constituído por técnicos das Visas (Vigilâncias em Saúde), Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), Dir XII (Direção Regional de Saúde), EDA (Escritório de Defesa Animal) e CCZ. A equipe é responsável por dicutir, analisar e propor estratégias de controle da doença.

Na última quarta-feira, 6 de novembro, o grupo esteve reunido e chegou à conclusão que a vacinação anti-rábica pode ser melhor ainda no próximo ano. Também avaliou outros trabalhos como a exterminação de 10 colônias de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) – 2 numa fazenda de Joaquim Egídio e 8 numa única fazenda no bairro Carlos Gomes, localizados na região Leste. A ação foi em conjunto com o EDA. Além disso, o grupo definiu as atividades para o próximo período.