Grupo de enfermeiros participa de Congresso em Fortaleza

08/11/2002

Os enfermeiros Laercio Valvassouras, Alexandre Batalha, Marlene Mudo e Carla das Virgens Caiado, do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti", participam nesta próxima semana, período entre 9 e 14 de novembro, do 54º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que acontece em Fortaleza, Ceará.

Os profissionais de Enfermagem do Mário Gatti apresentarão três projetos, que já foram enviados e aprovados pela comissão organizadora do evento.

O primeiro trabalho, "Implantação de um programa de educação continuada nas unidades pediátricas do Hospital Municipal ´Dr. Mário Gatti´", prevê um programa de capacitação voltado a todo quadro de enfermeiros, objetivando o melhor atendimento e adequação ao Programa de Humanização Hospitalar.

O segundo trabalho, "Projeto terapêutico para educação e orientação da criança, ao lado da família", procura estender o acolhimento além das dependências do Hospital. Segundo o enfermeiro Laércio Valvassouras, essa ação vai considerar o meio social do paciente, bem como sua relação com a família.

O último trabalho é baseado na dissertação de mestrado da enfermeira Carla das Virgens Caiado, "A educação continuada sob o olhar das supervisoras de enfermagem do HMMG.

Segundo Carla, sua tese busca inserir o trabalho dos profissionais de Enfermagem dentro de um contexto político, social e cultural. "Uma vez dentro de um hospital, o enfermeiro, muitas vezes em cargos de chefia, precisa usar seus conhecimentos em favor do coletivo, de uma maneira mais abrangente", explica a enfermeira.