O Hospital
Municipal "Dr. Mário Gatti" iniciou esta semana um
novo modelo de atendimento na recepção da Unidade de Internação
de Cirurgias Eletivas. O novo sistema, desenvolvido pelas
gerentes desse setor, Cássia Aparecida Alves Dolenc e Sílvia
Maza, objetiva dar um atendimento diferenciado aos pacientes que
chegam ao Hospital para serem operados.
A partir do
novo modelo de atendimento, o paciente com cirurgia agendada,
assim que chega ao Hospital, é recebido pelas recepcionistas e
encaminhado a uma sala de espera, separado das demais pessoas
que esperam pelo atendimento no Pronto-Socorro.
Nesse ambiente,
o paciente tem a oportunidade de conversar com o médico responsável
pela cirurgia, ocasião em que sua ficha de internação é
assinada e outros detalhes são esclarecidos. Após esse
procedimento, os profissionais da área de enfermagem acompanham
a pessoa até o seu leito, onde ela aguardará até o momento da
operação.
A gerente Cássia
Aparecida explica que esse modelo de atendimento envolve, ainda,
o Setor de Nutrição. Em casos de espera, de acordo com a
prescrição médica, o paciente fará sua refeição no quarto.
Cássia conta
que esse procedimento, logo nos primeiros dias de implantação,
já contou com a aprovação dos usuários. "O contato
imediato com médicos e enfermeiros aumenta a confiança do
paciente e evita transtornos provocados pelo excesso de
burocracia", afirma a gerente.
Ela ressalta,
também, que essa forma de acolhimento está tendo o empenho dos
médicos, enfermeiros e demais profissionais. "É uma idéia
que deu certo e que contribui para a humanização do nosso
atendimento", finalizou.