Recepção facilita atendimento para cirurgias eletivas

08/11/2002

O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" iniciou esta semana um novo modelo de atendimento na recepção da Unidade de Internação de Cirurgias Eletivas. O novo sistema, desenvolvido pelas gerentes desse setor, Cássia Aparecida Alves Dolenc e Sílvia Maza, objetiva dar um atendimento diferenciado aos pacientes que chegam ao Hospital para serem operados.

A partir do novo modelo de atendimento, o paciente com cirurgia agendada, assim que chega ao Hospital, é recebido pelas recepcionistas e encaminhado a uma sala de espera, separado das demais pessoas que esperam pelo atendimento no Pronto-Socorro.

Nesse ambiente, o paciente tem a oportunidade de conversar com o médico responsável pela cirurgia, ocasião em que sua ficha de internação é assinada e outros detalhes são esclarecidos. Após esse procedimento, os profissionais da área de enfermagem acompanham a pessoa até o seu leito, onde ela aguardará até o momento da operação.

A gerente Cássia Aparecida explica que esse modelo de atendimento envolve, ainda, o Setor de Nutrição. Em casos de espera, de acordo com a prescrição médica, o paciente fará sua refeição no quarto.

Cássia conta que esse procedimento, logo nos primeiros dias de implantação, já contou com a aprovação dos usuários. "O contato imediato com médicos e enfermeiros aumenta a confiança do paciente e evita transtornos provocados pelo excesso de burocracia", afirma a gerente.

Ela ressalta, também, que essa forma de acolhimento está tendo o empenho dos médicos, enfermeiros e demais profissionais. "É uma idéia que deu certo e que contribui para a humanização do nosso atendimento", finalizou.

Volta ao índice de notícias