CS Dic 1 promove novembro sem dengue

08/11/2002

Preocupados com a dengue, profissionais do Centro de Saúde Dic 1, na região Sudoeste de Campinas, programaram, para o mês de novembro, uma série de atividades de combate ao mosquito transmissor da doença - Aedes aegypti. A região Sudoeste registrou, este ano, 150 casos de dengue.

As ações incluem trabalhos educativos com a comunidade e profissionais de saúde. Também serão realizadas visitas casa a casa para orientar e ensinar práticas de prevenção e combate à doença. Nas escolas da região, além de virar tema de aula, a dengue é motivo para brincar. Nas atividades recreativas o mosquito Aedes aegypti é o vilão. Ganha o jogo, quem eliminá-lo. Alunos do Campus de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) colaboram nas ações educativas nas escolas.

As atividades educativas também estão sendo levadas ao Aeroporto de Viracopos. Tendas com profissionais que conscientizam pessoas para que elas divulguem nas suas casas e na comunidade os meios de prevenir o mosquito estão sendo instaladas no saguão do aeroporto e na entrada do Centro de Saúde Dic 1.

A equipe do CS Dic 1 também programou ações de eliminação de criadouros, vistoria e limpeza em caixas d’água e retirada de bagulhos.

Arrastão - A Secretaria de Saúde de Campinas, em conjunto com a Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), promove ações contra a dengue nesta sexta-feira e sábado, 8 e 9 de novembro, na favela Gênesis, localizada na região Leste da cidade. Está prevista visita dos profissionais de saúde em 200 imóveis localizados em 10 quarteirões.

Exames do Instituto Adolfo Lutz confirmaram um caso da doença na favela. Após o registro, equipes da Saúde registraram mais seis suspeitos de dengue na comunidade. Os registros ainda dependem de resultados de exame laboratorial para serem confirmados. Nas duas últimas segundas-feiras, 28 de outubro e 4 de novembro, a Secretaria de Saúde já promoveu arrastões no local.

Limpeza em caixas d’água - Também para combater o mosquito transmissor da dengue, na segunda-feira, 11, equipes do Distrito de Saúde Sul prosseguem com os trabalhos educativos e de limpeza em recipientes e caixas d’água na Gleba B, na região Sul de Campinas. Hoje, está sendo realizado arrastão naquela área onde, somente este ano, já foram confirmados mais de 80 casos de dengue.

Ainda para a próxima segunda-feira, 11, está programada ação numa obra abandonada da Construtora Encol, na rua José Inocenso de Campo, ao lado do número 46, no Centro de cidade. Na terça, 12, há ação de limpeza na área do Centro de Saúde Ipaussurama, na região Noroeste. Quarta, 13, o arrastão será na área do Centro de Saúde Barão Geraldo, região Leste, e, na quinta, 14, as atividades de limpeza ocorrem na área do CS Dic 3, na região Noroeste.

Volta ao índice de notícias