Campinas promove carreata no Dia D contra a dengue, em 23 de novembro

11/11/2002

Para orientar a população sobre como evitar a dengue, a Secretaria de Saúde de Campinas promove no próximo dia 23 uma carreata pelas ruas centrais da cidade. O evento é parte das programações da Prefeitura para o Dia D nacional de combate à doença, comemorado em todo País em 23 de novembro.

O carro ‘abre-alas’ da manifestação é um trio elétrico que vai conduzir pessoas com fantasias alusivas ao controle da dengue. A carreata tem apoio da cooperativa Veiling de produtores de plantas de Holambra e de outros setores da iniciativa privada. Jeepeiros e motociclistas devem participar.

No mesmo dia, também haverá apresentações de teatro com o tema dengue em áreas públicas da cidade. As peças foram desenvolvidas por grupos dos Centros de Saúde e das Vigilâncias em Saúde (Visas) das cinco regiões do município.

Novembro sem dengue - Durante todo mês de novembro, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da Secretaria de Saúde estão nas ruas de Campinas, diariamente, com ações para combater a dengue. As atividades incluem eliminação de criadouros e orientações à população.

Levantamento com base na megaoperação contra a dengue, realizada em outubro, mostra que mais de 70% dos focos do mosquito da dengue estão dentro das residências e nos quintais das casas, nos pratos de vasos de plantas e nas garrafas. É nos recipientes que acumulam água que o Aedes aegypti – que transmite o vírus da dengue - se reproduz.

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, equipes do Distrito de Saúde Sul prosseguem com os trabalhos educativos e de limpeza em recipientes e caixas d’água na Gleba B. A Gleba está localizada na região Sul da cidade, na área de abrangência do CS Carvalho de Moura onde, somente este ano, já foram confirmados mais de 76 casos de dengue.

Também nesta segunda-feira, 11, está sendo desenvolvida ação numa obra abandonada da Construtora Encol, na rua José Inocenso de Campo, ao lado do número 46, no Centro. Amanhã, terça-feira, 12 de novembro, a ação de limpeza está programada para a área do Centro de Saúde Ipaussurama, na região Noroeste.

Ciretran – Também nestas terça-feira, 12, e quarta-feira, 13, equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em conjunto com profissionais da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) estarão visitando os sete pátios da Ciretran instalados em Campinas. A idéia é fazer um diagnóstico dos pátios em relação aos riscos que eles representam para a dengue e buscar soluções em parceria com a Delegacia Seccional.

Volta ao índice de notícias