Prefeitura inicia investigação sobre a saúde de trabalhadores que atuaram no Mansões Santo Antônio

14/11/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia na próxima segunda-feira, 18 de novembro, o processo de investigação sobre as condições de saúde de 62 pessoas que trabalharam para a Construtora Concima e na garagem da empresa de ônibus Gardênia na área de influência da contaminação ambiental do loteamento Mansões Santo Antônio.

Os trabalhadores da Concima estiveram expostos à contaminação por exerceram atividades que envolviam movimentação de solo, como obras de fundação ou terraplanagem, e os funcionários da garagem da empresa de ônibus Gardênia, porque utilizavam água de um poço contaminado.

O loteamento Mansões Santo Antônio fica no bairro Santa Cândida, na região Leste de Campinas. A área está contaminada por produtos químicos, alguns que podem provocar câncer. A contaminação foi ocasionada pela já extinta fábrica de recuperação de solventes Proquima que funcionou no local por mais de 20 anos.

Este é o segundo grupo de pessoas a ser submetido à investigação clínico-epidemiológica. Os primeiros a serem examinados foram os cidadãos que habitam a área por mais de 10 anos. São 19 pessoas que passaram por exames médicos nesta quarta-feira, 13. No último dia 4, eles já haviam colhido amostras para exames laboratoriais.

A recuperação da área é de responsabilidade do atual dono da área, a Concima. O relatório final sobre a contaminação do terreno e as proposta de correção por parte da empresa já foram entregues à Cetesb. A Prefeitura ainda não pode ter acesso a estes documentos. A Cetesb prometeu apresentá-los no final de novembro.