Saúde solicita autorização da Justiça para entrar em obras abandonadas da Encol e eliminar criadouros da dengue

14/11/2002

A Secretaria de Saúde está solicitando à Justiça autorização para que profissionais da Vigilância Sanitária Municipal possam entrar em prédios inacabados e abandonados da Construtora Encol e fazer a limpeza destes locais. Levantamento da Secretaria aponta, pelo menos, 38 prédios abandonados inacabados na cidade. Destes, 10 são da Encol e estão todos localizados na Região Leste de Campinas. Estas construções são pontos de risco para a dengue porque propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que causa a doença.

O ofício que pede permissão para a ação foi encaminhado nesta quarta-feira, 14 de novembro, a Sérvio Túlio Caetano da Costa, nomeado pela Justiça como síndico da massa falida da construtora Encol. O síndico da massa falida é a pessoa nomeada pela Justiça para responder pelas empresas que pedem falência, como é o caso da Encol. O síndico deverá encaminhar o pedido ao Juiz.

Dentre os 10 prédios inacabados da construtora, o caso mais grave está localizado na rua Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho na esquina com a rua Buriti, no Jardim Proença. A construção foi paralisada na primeira laje e se transformou num problema de saúde pública. Além de propiciar a proliferação de mosquitos, o local ainda serve de criadouro para ratos, baratas e outros bichos que trazem muitos incômodos para as pessoas que moram nas vizinhanças.

Para este caso, a Secretaria de Saúde está solicitando autorização para demolir a obra e aterrar a área. A própria população que habita nas vizinhanças do prédio se propõe a auxiliar a Prefeitura na demolição.

Ainda com relação aos prédios da Encol, na segunda-feira, 18 de novembro, um caminhão da Prefeitura fará remoção de entulhos recolhidos esta semana na obra abandonada da rua José Inocenso de Campo, ao lado do número 46, no Centro. Na terça-feira, 19 de novembro, a ação de limpeza está programada para a área do Centro de Saúde Balão do Laranja, na região Noroeste.