Adolescentes do Perseu apresentam espetáculo em comemoração ao Dia da Consciência Negra

18/11/2002

Incentivados pela equipe Amarela do Paidéia – Saúde da Família, 36 adolescentes atendidos no Centro de Saúde Perseu Leite de Barros, na região Noroeste de Campinas, resolveram se unir e juntar saúde, arte e solidariedade.

Assim nasceu o Gaasp (Grupo de Adolescentes Alerta à Saúde do Perseu) que, às 16h do próximo sábado, 23 de novembro, sobe ao Teatro de Arena do Sesc Bonfim para apresentar o espetáculo Zumbi dos Palmares.

A peça é uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20 de novembro. A entrada é gratuita, no entanto os jovens sugerem que as pessoas levem um quilo de alimento não perecível.

A oferta será destinada à Campanha Fome Zero e Por um Natal com Comida.

O texto original de Zumbi dos Palmares é dos dramaturgos Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri. A trilha sonora é de Edu Lobo e a adaptação é de Miguel Rodrigues da Silva, auxiliar de enfermagem que integra a equipe Amarela do Centro de Saúde Perseu Leite de Barros.

A montagem do figurino e do cenário foi viabilizada com a ajuda dos moradores do bairro, que cederam uma casa para a instalação de um bazar. Com o dinheiro arrecadado foi possível comprar o material que precisava.

Para viabilizar o espetáculo Zumbi dos Palmares, o Grupo contou ainda com a parceria da Coordenação de Cultura Sesc Campinas e com apoio das lojas Martex Materiais para Construção e Supercal, do Conselho Local de Saúde e da coordenação do Distrito de Saúde Noroeste. O Sesc Bonfim fica na avenida Governador Pedro de Toledo, em frente à Covenac.

Por um mundo melhor

Miguel Rodrigues da Silva conta que o Gaasp nasceu em junho deste ano a partir de uma idéia da Equipe Amarela do Paidéia e com apoio dos agentes comunitários de saúde e profissionais de odontologia do Centro de Saúde Perseu. O grupo se reúne todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, e sábados, das 13h às 17h, no Centro Social Perseu Leite de Barros.

Os encontros, de acordo com Miguel, objetivam criar ações que promovem a educação em saúde e a autonomia destes jovens por meio de palestras, sessões de vídeo e outras atividades interativas. Nas reuniões são abordados, ainda, outros temas de interesse para o público adolescente, como doenças sexualmente transmissíveis e drogas.

O trabalho atende as diretrizes do Paidéia que incluem ouvir o cidadão para identificar sua necessidade, acolher com respeito e responder com responsabilidade. "É um projeto muito bonito, que também tem como objetivo construir um mundo melhor, com igualdade, sem fome e sem preconceitos", diz Miguel. A idéia, segundo ele, é que estes jovens se transformem em multiplicadores e disseminadores das informações que recebem nestes encontros.

Volta ao índice de notícias