Hospital abre campanha contra a Dengue

18/11/2002

O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" sai na frente na programação da Prefeitura para o Projeto Criadouro Zero, de combate à dengue. O mutirão no hospital está marcado para acontecer na próxima sexta, 22, no mesmo dia que a Prefeitura faz o lançamento oficial da campanha, no Salão Vermelho do Palácio dos Jequitibás.

Nesse dia, a comissão de combate à dengue do HMMG, juntamente com integrantes da Cipa, prometem um grande "arrastão" nas dependências do Hospital.

O evento é parte das programações para o Dia D Nacional de combate à doença, comemorado em todo País em 23 de novembro.

Serão identificados nas dependências do Hospital possíveis criadouros do Aedes aegypti, colocada em prática a operação cata-detritos, além da realização de um trabalho de conscientização junto a todos os funcionários do Mário Gatti.

Levantamento com base na megaoperação contra a dengue, realizada em outubro, em Campinas, mostra que mais de 70% dos focos do mosquito da dengue estão dentro das residências e nos quintais das casas, nos pratos de vasos de plantas e nas garrafas. É nos recipientes que acumulam água que o Aedes aegypti – que transmite o vírus da dengue - se reproduz.

Para reforçar a campanha, a Secretaria de Saúde de Campinas promove no sábado, dia 23, uma carreata pelas ruas centrais da cidade.

A concentração está marcada para às 8h30, em frente ao Deti, ao lado do Mário Gatti. Serão entregues a todos os participantes cartazes sobre dengue para serem afixados em seus veículos.

O carro ‘abre-alas’ da manifestação é um trio elétrico que vai conduzir pessoas com fantasias alusivas ao controle da dengue. A carreata tem apoio da cooperativa Veiling de produtores de plantas de Holambra e de outros setores da iniciativa privada. Jeepeiros e motociclistas devem participar.

No mesmo dia, também haverá apresentações de teatro com o tema dengue em áreas públicas da cidade. As peças foram desenvolvidas por grupos dos Centros de Saúde e das Vigilâncias em Saúde (Visas) das cinco regiões do município.