Saúde promove seminário para discutir prevenção às doenças renais

18/11/2002

Para tentar diminuir o número de pessoas que desenvolve insuficiência renal crônica no município, a Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a comissão de Política Social e Saúde da Câmara e com apoio da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, promove nesta terça-feira, 19 de novembro, um seminário para discutir Prevenção às doenças renais. O evento será no Salão Vermelho da Prefeitura, das 14h às 17h, e marca a Semana de Prevenção às Doenças Renais.

O número de pacientes com doenças renais é grande no Brasil. A cada ano, pelo menos 18 mil brasileiros iniciam tratamento por hemodiálise ou diálise - quando o rim não funciona mais e suas funções precisam ser realizadas por uma máquina. Em Campinas, somente em 2002, 95 cidadãos precisaram iniciar este tipo de tratamento.

A hemodiálise é um tratamento de risco para o paciente. Das 267 pessoas que passaram por este tipo de tratamento neste ano em Campinas, 6,5% foram a óbito. E somente 3,3% conseguiram um transplante de rim. Em todo País, a média anual de transplante renal é de 2.700. Número considerado baixo pelas autoridades de saúde.

Com o intuito de mudar esta realidade é que a Secretaria, em conjunto com a Comissão de Saúde da Câmara e a Sociedade de Nefrologia, está promovendo este evento. A idéia é que equipes de referência e outros profissionais que atuam na rede municipal de saúde, além de trabalhadores da rede privada de saúde, sejam sensibilizados para diagnosticar e tratar de maneira adequada doenças que podem levar à insuficiência renal, como diabetes e hipertensão arterial, além de atuar para prevenir estas enfermidades e as doenças renais primárias.

O seminário será aberto às 14h pelo secretário de Saúde de Campinas, Gastão Wagner se Sousa Campos, pelo vereador Dário Saad, presidente da Comissão de Política Social e Saúde da Câmara, e pela professora Maria Almerinda Alves, da Sociedade de Nefrologia de São Paulo.

Às 14h45 haverá palestra sobre prevenção das doenças renais, com Maria Almerinda e a docente de nefrologia da Unicamp, Marilda Mazzali. Às 15h30, a médica Haydee Lima, coordenadora do Centro de Saúde Vila Ypê e a equipe de referência do serviço fazem apresentação de um modelo da rede municipal de saúde na atuação quanto às doenças renais. No final, às 16h15, o plenário será aberto para debate e o encerramento está marcado para 16h45.