Escolas públicas e Centros de Saúde se unem contra a dengue

21/11/2002

Várias atividades estão sendo desencadeadas por todos os 46 centros de saúde para chamar a atenção para o combate à dengue. Ações foram intensificadas para marcar Dia D

Para chamar a atenção para o Dia D Nacional de Combate à Dengue, comemorado neste 23 de novembro, alunos e professores da Emei/Cemei Helena Novaes Rodrigues, localizada na região Sudoeste de Campinas, e profissionais do Centro de Saúde Vista Alegre promovem nesta sexta-feira, 22 de novembro, uma aula muito especial.

Em vez das matérias tradicionais do currículo, os 350 alunos vão aprender sobre a realidade de Campinas em relação à dengue e vão ser conscientizados sobre a necessidade de combater o mosquito que transmite a doença. Para viabilizar esta aula, a escola organizou várias brincadeiras onde o Aedes aegypti – mosquito da dengue - é o vilão.

Dentre as brincadeiras, a escola programou o que as crianças estão chamando de Cantinho de prevenção à dengue. Também serão promovidas passeatas com os estudantes dos dois turnos. O itinerário serão os quarteirões em volta da Emei/Cemei. Os alunos mais velhos vão participar de gincanas.

Haverá exposições durante todo dia com trabalhos sobre o tema confeccionados pelos próprios alunos. Vários deles vão, inclusive, estar caracterizados como personagens que fazem alusão ao combate à dengue. Ainda serão distribuídas cartilhas ‘Os voluntários da saúde em dengue nunca mais’, da Fundação Educar, e ‘Os amigos de Julinho e a economia de água’, da Sanasa.

A região Sudoeste registrou, este ano, 150 casos de dengue, sendo 119 autóctones.

Região Noroeste - Na região Noroeste, o combate à dengue também é uma preocupação de professores e alunos e ganha destaque nas vésperas do Dia D Nacional. A Escola Padre José dos Santos, na área do Centro de Saúde Pedro de Aquino, colocou a dengue como um dos temas da Feira de Ciências, promovida nesta quinta-feira, 21 de novembro.

As escolas dos bairros que estão na abrangência do Centro de Saúde Integração promovem, nesta sexta, 22, palestras e cinema sobre o tema. Na área do CS Valença, estudantes das escolas do bairro Santa Rosa vão assistir aulas que ensinam práticas de prevenção e combate à doença.

Desde o início de 2002, a região Noroeste já confirmou 153 casos da enfermidade. Deste total, 127 são de pessoas que contraíram a doença em Campinas – são autóctones.

Região Sul - Na região Sul da cidade, pacientes que procurarem o Centro de Saúde Paranapanema nestas quinta e sexta, 21 e 22, vão poder assistir a um filme que ensina sobre como combater o mosquito de dengue.

No sexta-feira, 22, a equipe do CS Paranapanema ainda apresenta a peça de teatro "A dengue chega ao Sítio do Pica-Pau Amarelo", no Hospital Municipal Mário Gatti. No sábado, 23, o espetáculo será apresentado no Bosque, às 9h30 e 11h.

No CS Faria Lima, os agentes comunitários de saúde elaboraram um stand com trabalhos sobre dengue. A exposição foi montada no 3º andar da unidade e pode ser visitada desde 14 de novembro e mostra, dentre outras formas de arte, maquetes e alternativas de vaso de planta para evitar o mosquito. Os usuários do CS estão recebendo camisinhas para vasos.

A equipe do CS Vila Ipê organizou exposição de cartazes relativos ao tema. Também estão sendo promovidas visita às entidades assistenciais, quando são feitas palestras e distribuição de material educativo. O Vila Ipê ainda organizou exposição de maquetes de quintais com indicações de "Certo e Errado" em relação à dengue.

Na sala de espera, os usuários podem conferir um filme sobre controle do lixo. Igrejas e comércios da área também estão recebendo material educativo sobre medidas para eliminação do mosquito. Farmácias estão sendo orientadas sobre importância da informar pacientes suspeitos de dengue aos serviços públicos de saúde.

No Centro de Saúde Carvalho de Moura, supervisores da dengue estão fazendo inserção em cultos das igrejas evangélicas para informar sobre a doença. E no CS Orosimbo Maia também há exibição de vídeos sobre o Controle da Dengue nestes dias 21 e 22 de novembro.

A região Sul tem confirmados, desde janeiro deste ano, 810 casos de dengue. 771 são autóctones.

Volta ao índice de notícias