Campinas promove carreata no Dia D de combate à dengue

22/11/2002

Uma carreata toma as ruas centrais de Campinas neste sábado, 23 de novembro, para chamar a atenção da população para a dengue. O município enfrenta a quinta epidemia consecutiva e, em 2002, registrou 1.430 casos da doença, o maior número de ocorrências de toda sua história. Em 2001, foram confirmados 732.

Por isso, aproveitando a data estipulada como Dia D nacional de combate à dengue, a Secretaria de Saúde quer, neste sábado, mais uma vez, conscientizar e mobilizar os cidadãos campineiros para a realidade da cidade quanto à doença. Além disso, quer divulgar práticas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti - que transmite o vírus da dengue.

O ponto de partida da carreata será em frente ao Deti (Departamento de Transportes Internos), na avenida Faria Lima, próximo ao Hospital Mário Gatti, às 8h30. A idéia é percorrer vários bairros do centro passando pelas avenidas Amoreiras, Mirandópolis, John Boyd Dunlop, Alberto Sarmento, Imperatriz Leopoldina, Heitor Penteado, Norte-Sul, Orosimbo Maia, Francisco Glicério, Aquidabã, retornando ao local de partida. A previsão é de que a carreata dure toda manhã.

A carreata conta com a participação de diversos segmentos do setor público, privado e da sociedade como um todo. A Cooperativa Veiling, de produtores de plantas de Holambra, e a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) são parceiros no evento. Jeepeiros, Microcamp, Unimed, Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), Dir XII (Direção Regional de Saúde) confirmaram presença na manifestação.

Paralelo a este evento, os Centros de Saúde, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e o Hospital Municipal Mário Gatti vão estar promovendo atividades educativas e para ensinar práticas de prevenção e combate à doença em diversos pontos da cidade. Haverá barracas informativas no Largo do Rosário e Taquaral e peças de teatro no Bosque dos Jequitibás e na Lagoa do Taquaral.

Confira a programação abaixo:

23 de novembro:

Carreata pelas ruas centrais da cidade. Saída do Deti, na Faria Lima. O carro ‘abre-alas’ da manifestação é um trio elétrico que vai conduzir pessoas com fantasias alusivas ao controle da dengue. A carreata tem apoio da cooperativa Veiling de produtores de plantas de Holambra e de outros setores da iniciativa privada. Jipeiros e motociclistas também participam.

9h30 e 11h: Apresentação da peça "A dengue chega ao Sítio do Pica-Pau Amarelo", no Bosque dos Jequitibás. O elenco é composto por profissionais do Centro de Saúde Paranapanema.

11h: Apresentação de peça de teatro na Escola Recanto da Alegria, na rua Joaquim Ferreira Gomes, 12, Jardim Nilópolis. Promoção do CS Costa e Silva.

Das 8h às 12h: Barracas, panfletagem e apresentação de peça de teatro na Lagoa do Taquaral. Promoção do CS São Quirino.

8h às 12h: Agentes comunitários de saúde do CS Vila Rica montam barraca expositiva com ciclo de vida do Aedes aegypti, faixas, distribuição de folhetos, na Feira de Artesanato do Jd. Lago, na rua Moisés Gadia com Adão Focesi. Além disso os agentes comunitários circularão nos bairros fazendo busca de casos suspeitos e dando orientações nas imediações.

Dia todo:

Barracas nos pontos mais movimentados do Jardim Florence, na região Noroeste. As pessoas poderão fazer troca de pneu por balas e receberão informações sobre a dengue e com combater o mosquito.

Orientação por meio de atividades interativas como desenhos e pinturas com crianças do Núcleo do Ipaussurama.

Atividades educativas no Largo do Rosário.

Dias 21 e 22:

- (22) Alunos e professores da Emei/Cemei Helena Novaes Rodrigues, localizada na região Sudoeste de Campinas, e profissionais do Centro de Saúde Vista Alegre promovem uma aula muito especial. Em vez das matérias tradicionais do currículo, os 350 alunos vão aprender sobre a realidade de Campinas em relação à dengue e vão ser conscientizados sobre a necessidade de combater o mosquito que transmite a doença. Para viabilizar esta aula, a escola organizou várias brincadeiras onde o Aedes aegypti – mosquito da dengue - é o vilão. São gincanas, passeatas, exposições e distribuídas cartilhas ‘Os voluntários da saúde em dengue nunca mais’, da Fundação Educar, e ‘Os amigos de Julinho e a economia de água’, da Sanasa.

- (21 e 22) Escolas dos bairros que estão na abrangência do Centro de Saúde Integração promovem palestras e cinema sobre o tema. Na área do CS Valença, estudantes das escolas do bairro Santa Rosa vão assistir aulas que ensinam práticas de prevenção e combate à doença.

- (21 e 22) Na região Sul da cidade, pacientes que procurarem o Centro de Saúde Paranapanema vão poder assistir a um filme que ensina sobre como combater o mosquito de dengue.

- (22) Apresentação da peça de teatro "A dengue chega ao Sítio do Pica-Pau Amarelo", no Hospital Municipal Mário Gatti.

- (21 e 22) No CS Faria Lima, os agentes comunitários de saúde elaboraram um stand com trabalhos sobre dengue. A exposição foi montada no 3º andar da unidade e mostra, dentre outras formas de arte, maquetes e alternativas de vaso de planta para evitar o mosquito. Os usuários do CS estão recebendo camisinhas para vasos.

- (21 e 22) A equipe do CS Vila Ipê organizou exposição de cartazes relativos ao tema. Também estão sendo promovidas visita às entidades assistenciais, quando são feitas palestras e distribuição de material educativo. O Vila Ipê ainda organizou exposição de maquetes de quintais com indicações de "Certo e Errado" em relação à dengue. Na sala de espera, os usuários podem conferir um filme sobre controle do lixo. Igrejas e comércios da área também estão recebendo material educativo sobre medidas para eliminação do mosquito. Farmácias estão sendo orientadas sobre importância da informar pacientes suspeitos de dengue aos serviços públicos de saúde.

- (21 e 22) No Centro de Saúde Carvalho de Moura, supervisores da dengue estão fazendo inserção em cultos das igrejas evangélicas para informar sobre a doença.

- (21 e 22) O CS Orosimbo Maia também promove exibição de vídeos sobre o Controle da Dengue.

- A Escola Padre José dos Santos, na área do Centro de Saúde Pedro de Aquino, colocou a dengue como um dos temas da Feira de Ciências, promovida nesta quinta-feira, 21 de novembro.

- Atividades educativas e apresentação de vídeo na sala de espera do CS Costa e Silva, na região Leste.

- Colocação de telas milimetradas em caixas d’água na Gleba B, região Sul, e no Parque Shalon, região Norte.

- Agentes comunitários de saúde do CS Vila Rica montam barraca expositiva com ciclo de vida do Aedes aegypti, faixas, distribuição de folhetos em 21 de novembro, das 8h às 12h, na Feira Livre da rua Mineiros do Tietê na esquina com a rua Macatuba. No dia 22, das 8h às 12h, na Feira Livre da Vila Mimosa na rua dos Narcisos com a rua Ana Beatriz Bierrembach. No dia 23, das 8h às 12h, na Feira de Artesanato do Jd. Lago, na rua Moisés Gadia com Adão Focesi. Além disso os agentes comunitários circularão nos bairros fazendo busca de casos suspeitos e dando orientações nas imediações.

- A Secretaria de Saúde lançou, às 9h desta sexta-feira no Salão Vermelho da Prefeitura, 22 de novembro, o Projeto Criadouro Zero, direcionado a funcionários ligados às Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e Sesmt (Serviço de Engenharia e Segurança de Medicina do Trabalho), sindicalistas e profissionais dos ambulatórios das indústrias. A idéia é que eles sejam conscientizados sobre a realidade da doença em Campinas e passem a atuar no seu ambiente de trabalho como multiplicadores, divulgando os meios de combater o mosquito.

- Na quinta-feira, 21, profissionais da Secretaria de Saúde discutiram a destinação ambientalmente adequada dos pneus no município. Os pneus são potenciais criadouros do mosquito da dengue. Na Cati, das 9h às13h, durante Seminário sobre Balanço da implantação da resolução Conama 258. O Condema (Conselho de Meio Ambiente), Dir XII (Direção Regional de Saúde), Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a Associação Nacional da Indústria participaram do evento.

- Na quinta-feira, 21, operação para eliminar criadouros do mosquito da dengue, Aedes aegypti, na área do Centro de Saúde Dic 1, na região Sudoeste da cidade onde, somente este ano, já foram confirmados 149 casos da doença. A operação partiu da rua 17, próximo ao Supermercado Ferreira.

Volta ao índice de notícias