Carreata mobiliza moradores de Campinas para o combate à dengue

25/11/2002

No último sábado, 23 de novembro, Dia D Nacional de Combate à Dengue, campineiros foram incentivados a tomar medidas simples para identificar e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com de diversos segmentos do setor público e com apoio da iniciativa privada, agitou as cinco regiões de subdivisão do município com as mais diferentes formas de manifestações. E em toda Campinas, cidadãos entraram nesta batalha com boa vontade e muita criatividade.

Nos bairros da área central, dezenas de carros percorreram as ruas em adesão à carreata que teve como objetivo alertar as pessoas sobre a importância da doença. No largo do Rosário, na Lagoa do Taquaral e no Bosque dos Jequitibás foram instaladas barracas que detonaram campanhas educativas e promoveram brincadeiras e peças de teatro sobre o tema. Panfletos com dicas sobre como eliminar o mosquito foram distribuídos em toda cidade.

As empresas do município também se mobilizaram para acabar com a dengue. Com o lançamento do Projeto Criadouro Zero, funcionários ligados às Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e Sesmt (Serviço de Engenharia e Segurança de Medicina do Trabalho), sindicalistas e profissionais dos ambulatórios das indústrias foram conscientizados sobre a realidade da doença em Campinas e passaram a atuar no seu ambiente de trabalho como multiplicadores, divulgando os meios de combater o Aedes aegypti. O Criadouro Zero foi lançado na última sexta-feira, 22 de novembro.

Nas escolas, os sintomas e as formas de evitar a doença passaram a fazer parte do currículo. Professores receberam subsídios da Secretaria de Saúde para que tenham meios de conscientizar seus alunos trabalhando para que eles divulguem dentro das suas casas e na comunidade os meios de prevenir a dengue. De segunda-feira a sábado da semana passada, para chamar atenção para o Dia D, a dengue virou tema de gincanas e de muitos outros motivos para brincar. Nas brincadeiras, o Aedes aegypti era o vilão. Ganhava o jogo que conseguisse eliminá-lo.

Agentes comunitários e outros profissionais de saúde alertaram sobre os perigos da doença, diariamente durante toda semana, em cada uma das cinco regiões da cidade. É Campinas mobilizada para impedir a entrada de uma nova epidemia.

Somente no sábado foram distribuídos centenas de folhetos e cartazes em todos os cantos do município, incluindo panfletagem na feira de artesanato de Barão Geraldo, que abrigou uma tenda com informações sobre como combater a doença. Quem passou pelo terminal de Barão também recebeu folhetos educativos. Ainda no dia 23, cinco caminhões de entulhos foram retirados de um edifício abandonado inacabado na rua José Inocenso de Campos, 66, no Centro de Campinas.

A coordenadora das ações preventivas da dengue, Fernanda Borges explica que o Dia D é uma data que dá ênfase para a questão. Ela informa que as ações já vêm sendo realizadas constantemente e diariamente em Campinas. "Estas atividades que estão sendo realizadas no período que antecede a estação das chuvas visa reduzir de maneira significativa a oferta de criadouros do mosquito para que nós possamos enfrentar o próximo verão com um número muito menor de casos do que o que foi registrado neste 2002", diz Fernanda.

Neste ano, Campinas registrou 1.430 de dengue, incluindo nove casos da forma hemorrágica, que é mais grave e pode levar à morte. Em 2001, foram 731. A doença é transmitida pela Aedes aegypti, mosquito que se desenvolve na água.

Continuidade – E todos os dias desta semana, a partir desta segunda, 25, profissionais da Secretaria de Saúde percorrem as ruas da cidade promovendo arrastões para eliminação dos criadouros do mosquito e conscientizando as pessoas sobre a importância de combater a dengue. Segundo levantamento feito recentemente pela Secretaria de Saúde, mais de 90% dos focos do mosquito estão nas residências em vasos de plantas e em garrafas nos quintas.

Hoje, na região Norte da cidade, as ações prosseguem com verificação, limpeza e cobertura de caixas d’água nas áreas em que Campinas faz divisa com Sumaré e Hortolândia. Nos Parques Shalon 1, 2 e 3, caixas d’água com problema de vedação estão sendo cobertas com telas milimétricas. A comunidade possui 450 residências e a ação deve durar até quarta-feira, 27. Também na quarta-feira, 27, será promovido arrastão na Vila Esperança. Também estão sendo colocadas telas na Gleba B, na região Sul.

Na região Leste, os profissionais dão prosseguimento às ações nas obras abandonadas. Desta vez, a limpeza está sendo programada para o prédio da rua Luiz José de Queiroz.

As equipes de referência do CS Dic III, na região Sudoeste, programaram atividades de controle da dengue em toda área de cobertura do serviço. Na próxima quinta-feira, 28, será realizado cata-criadouro e sensibilização dos moradores com visita e orientação de casa em casa na ocupação Carlos Marighela.

Volta ao índice de notícias