Saúde promove atividades para marcar a Semana de luta contra a Aids

25/11/2002

Os 46 Centros de Saúde e demais serviços da Secretaria de Saúde de Campinas iniciam nesta segunda-feira, 25 de novembro, uma série de atividades de prevenção às DST/HIV/AIDS. As ações marcam a Semana de luta contra a Aids, instituída no calendário de Campinas por meio da Lei Municipal 11004 aprovada em 30 de janeiro de 2001. ONGs que trabalham em parceria com o Programa de DST/HIV/AIDS de Campinas também vão promover atividades. Confira programação abaixo:

Números - Campinas tem notificados 3.098 casos de Aids desde 1982. Deste total, 1820 pessoas morreram, 2.359 são homens e 739 são mulheres. 91 são menores de 13 anos e 3007 estão na faixa etária de 13 anos ou mais. Atualmente, no município, a doença tem acometido mais mulheres, mais pessoas jovens e mais pobres. É o que os técnicos da área denominam de feminilização, juvenilização e pauperização da doença. Ainda do total de notificações, 38% são de pessoas que se infectaram pelo compartilhamento de seringas e agulhas. A média brasileira e mundial de doentes de Aids usuários de drogas injetáveis é de 20%.

Saiba mais sobre o Programa de DST/AIDS de Campinas - O Programa de DST/AIDS de Campinas tem conseguido superar as médias dos êxitos alcançados pelo próprio Programa Nacional de DST/AIDS. A taxa de mortalidade caiu, em média, 40%. Chegou a ser de 25 por 100 mil em meados da década de 90 e, atualmente, é de 10,8 por 100 mil. A epidemia está estabilizada na cidade.

Além disso, o Programa de DST/AIDS do município está se fortalecendo enquanto estrutura do SUS (Sistema Único de Saúde) Campinas e, em breve, a cidade inaugura o Centro de Referência de DST/HIV/AIDS.

As equipes que trabalham no Programa são multiplicadoras – repassam seus conhecimentos - na área de assistência e prevenção. Elas são convocadas para capacitar equipes de todo Brasil com conteúdos como estruturação de serviços, assistência e prevenção.

O Programa também desenvolve pelo menos dez projetos em parceria com ONGS (Organizações Não Governamentais) que trabalham com DST/AIDS.

Confira a programação da semana:

Coas/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento):

25/11: Continuidade da Oficina de Sensibilização para o Aconselhamento na oferta da sorologia anti-HIV e abordagem sindrômica para o CS Jardim Conceição.

27/11: Apresentação dos serviços de DST/HIV/AIDS do município para os profissionais do Caism.

28/11: Barraca da prevenção com distribuição de material educativo no Fórum Social Campinas.

28 e 29/11: Seminário de aconselhamento para presídios.

CS Jardim Itatinga: 

Distribuição de kits contendo folders educativos, condon masculino etc, tanto em campo como na unidade. Montagem de painéis educativos/explicativos na recepção com espaço para perguntas e respostas e sugestões da população.

CS Joaquim Egídio:

1/12: Barraca no evento Lazer com arte, na Praça de Esportes, em 1 de dezembro.

CS Vista Alegre:

1/12: Exibição de filmes educativos na recepção. O grupo de orientação atuará em espaços como igrejas, escolas, etc.

CS Esmeraldina:

25 a 30/11: Barraca com material educativo, palestras relâmpago e orientações para uso de preservativo. Vídeo na sala de espera do CS e distribuição de cartazes em estabelecimentos públicos.

CS Carvalho de Moura:

2/12: Sessão de vídeo na sala de espera, mesas com materiais educativos e orientações, distribuição de lacinhos, cartazes em estabelecimentos, carro de som e bandeirinhas com mensagens no CS.

CS São Marcos:

25 a 1/12: Exibição de vídeo educativo e discussões sobre métodos de prevenção nas reuniões de equipe. Apresentação de vídeo na sala de espera, com distribuição de folhetos e preservativos. Encenação teatral pelos agentes de saúde. Abordagem do tema em todos os grupos. Orientação durante acolhimento, visitas às ONGs com palestras e distribuição de material educativo e preservativos.

CS Vila Rica:

25 a 1/12: Filmes sobre redução de danos e AIDS direcionado às mulheres e adolescentes. Discussão em grupos abertos sobre filmes. Painel com atualidades sobre AIDS e vulnerabilidade. Plantão de dúvidas no Centro de Saúde. Distribuição de preservativos e aconselhamento. Plantão de um redutor de danos na unidade.

CS Costa e Silva:

25 a 1/12: Exibição de filmes sobre redução de danos e sobre HIV/AIDS. Distribuição de material educativo.

Cândido Ferreira:

10 de dezembro: Programa do Cândido Ferreira na Rádio Educativa, às 10h, sobre a prevenção às DST/AIDS. Com reapresentação às 22h.

Volta ao índice de notícias