Prefeitura entrega caixas d’água a moradores da Gleba B

26/11/2002

Para eliminar o mosquito da dengue, equipes da Secretaria de Saúde de Campinas e da Sanasa iniciam nesta quarta-feira, 27 de novembro, distribuição de caixas d’água a 266 famílias moradoras da Gleba B, na área de abrangência do CS Carvalho de Moura, na região Sul de Campinas.

Com a medida, a Prefeitura pretende substituir os tambores utilizados por cidadãos daquela comunidade para armazenar água. Os recipientes, inadequados, acabam se transformando em local de procriação do Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue..

A entrega está programada para acontecer em duas etapas, senda a primeira nesta quarta-feira. A próxima fase será em 29 de novembro. As 266 famílias contempladas moram numa área prioritária para as ações contra a dengue e foram apontadas como candidatas às caixas d’água pela própria população local.

Para a população da Gleba B que já possui caixas d’água, a Secretaria de Saúde está providenciando colocação de telas nos recipientes que estão sem tampas ou com tampas inadequadas. A operação teve início na última sexta-feira, 22 de novembro, e até esta terça-feira, 26, já havia atingido 90% das casas. A ação inclui ainda limpeza dos reservatórios, aplicação de BTI (larvicida biológico) na água de não consumo, vistoria de casa em casa à procura de casos suspeitos e para retirada de criadouros e ações educativas.

A região do Carvalho de Moura, onde está localizada a Gleba B, tem confirmados, este ano, 80 casos de dengue. Todos são autóctones - de pessoas de contraíram a doença no local onde mora.

Ainda nesta quarta-feira, 27, profissionais de saúde promovem ação contra a dengue na Vila Esperança, no Jardim São Marcos. Na quinta-feira, 28, o arrastão será no Dic 3, região Sudoeste, e na sexta-feira, 29, no Carvalho de Moura, na região Sul. Durante as atividades, os moradores são alertados sobre os perigos da dengue e recebem dicas sobre como eliminar o mosquito.

Campinas confirmou, desde janeiro de 2002, 1430 casos de dengue, sendo 1226 autóctones.