Dic 3 promove arrastão na Ocupação Carlos Marighela

27/11/2002

Profissionais do Centro de Saúde Dic 3 estarão nesta quinta-feira, 28 de novembro, nas ruas da ocupação Carlos Marighela, no Dic 5 de Março, numa ação de combate à dengue. As equipes vão identificar e eliminar criadouros e incentivar a população a combater, diariamente, os focos do mosquito quer transmite a doença, o Aedes aegypti. Este é o primeiro cata-criadouro promovido na comunidade onde, até o momento, não foram confirmados casos da doença.

Segundo levantamento recente da Secretaria de Saúde, mais de 90% dos focos do mosquito estão nas residências, em vasos de plantas e em garrafas no quintais. E é muito fácil se livrar destes criadouros. É necessário somente adotar medidas simples como colocar areia nos pratos de vasos de planta e manter garrafas de cabeça para baixo. Qualquer recipiente que contenha água deve ser eliminado. Vasilhas destinadas a alimentação dos animais devem ser lavadas com bucha diariamente. Caixas d’água devem ser mantidas fechadas e as calhas livres de sujeira que possa impedir o escoamento da água.

Na manhã desta quarta-feira, 27, profissionais da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Sanasa, entregaram 133 caixas d’água a moradores da Gleba B, na região Sul de Campinas. Outras 133 serão entregues na próxima sexta-feira, 29. As equipes também finalizaram, nesta quarta, a colocação de telas em caixas d’água em casas de 30 quadras da Gleba.

Também na região Sul, na sexta-feira, 29, haverá arrastão na área do Centro de Saúde Carvalho de Moura onde foi confirmado o último caso de dengue autóctone de Campinas. Outros dez casos suspeitos aguardam resultados de exames laboratoriais. Durante o arrastão, também será promovida limpeza de terrenos baldios e de outros locais considerados de risco para a dengue.

Campinas tem confirmados, este ano, 1.430 casos de dengue. Deste total, 810 são de moradores da região Sul da cidade.

Volta ao índice de notícias