Programa de Classe Hospitalar do Hospital Mário Gatti encanta alunas da PUC-Minas

27/11/2002

Nesta última terça-feira, 26 de novembro, dezessete alunas do 6º semestre do curso de Pedagogia da PUC Minas, da cidade de Poços de Caldas, a convite do pedagogo Júlio André Dela Corte, vieram conhecer as unidades da UTI Pediátrica do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" .

As estudantes puderam observar nos detalhes como funciona a Classe Hospitalar da UTI, uma modalidade da educação especial do Mário Gatti que prioriza o atendimento pedagógico da criança hospitalizada.

As alunas da PUC mostraram muito interesse no trabalho desenvolvido pelos pedagogos do Hospital, que mantém o paciente em contato com o aprendizado escolar.

A coordenação pedagógica da UTI Pediátrica do Hospital é feita por Selma Favaretto e Karin Caprini, além de Júlio André. Os três pedagogos pertencem à Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha em parceria com o HMMG desde 1998.

Conforme explica Júlio André, a Classe Hospitalar permite que a criança continue recebendo aulas enquanto permanece internada. Júlio lembra que a Classe prioriza o conteúdo escolar e, na medida do possível, desenvolve atividades lúdicas e trabalhos em grupo.

Segundo o pedagogo, assim que a criança hospitalizada tem condições de desenvolver atividades, o Hospital entra em contato com o estabelecimento de ensino o qual a criança está matriculada e as aulas são dadas de acordo com a orientação dos professores e da própria escola.

"Nosso objetivo é fazer com que a criança possa voltar para as aulas normais, após a alta hospitalar, sem perder o ritmo", explica o pedagogo. Ele destaca, também, que essas atividades, além de garantir o aprendizado, ajuda no restabelecimento do paciente.

Experiência

Para Karla Cristiane Faria Dias, aluna de Pedagogia da PUC Minas, as atividades da Classe Hospitalar deveriam ser obrigatórias em todos os hospitais públicos e privados. Segundo ela, o grupo vai tentar levar essa iniciativa para a Santa Casa de Poços de Caldas. "Esse trabalho evita que uma criança hospitalizada por um período longo tenha os estudos prejudicados", avalia a estudante.

Da mesma forma, a aluna Paula Ferreira Carrijo conta que ficou "encantada" com o trabalho desenvolvido no Mário Gatti. "Esse trabalho pedagógico é um programa pioneiro e avançado, uma vez que o Hospital estende os cuidados ao paciente além da área clínica", finaliza a aluna, ressaltando que "o Mário Gatti enxerga o paciente como uma visão mais ampla e esse conceito precisa ser estendido a muitas outras instituições de saúde".

Alunas do 6º semestre do Curso de Pedagogia da PUC - Minas, durante visita ao Hospital Mário Gatti