Profissionais do CS Dic 3 oferecem aos pacientes dicas de como se alimentar melhor

28/11/2002

Equipes do Paidéia – Saúde da Família do CS (Centro de Saúde) Dic 3, na região Sudoeste de Campinas, acabam de iniciar um trabalho que visa promover a educação alimentar das pessoas que freqüentam o serviço. A idéia surgiu dos integrantes das equipes Verde e Prata que afirmam ser esta uma importante ação em qualquer programa de combate à fome.

Preocupados com as dúvidas dos pacientes, principalmente diabéticos e hipertensos, sobre como se alimentar de maneira adequada, eles estabeleceram parceria com o Sesi para freqüentar o curso que trata das formas de melhor aproveitamento de alimentos. As aulas terminam na próxima terça-feira, 3 de dezembro, e, a partir de então, os profissionais já começam as atividades com os cidadãos que freqüentam o CS.

Um dos tópicos do curso oferecido pelo Sesi trata de como as pessoas podem se alimentar bem com R$ 1.

O objetivo, agora, é oferecer dicas para a população local, constituída por uma grande parcela de moradores de ocupações.

A iniciativa de trabalhar também com o olhar para este aspecto da saúde das pessoas – que trata da alimentação - foi dos próprios integrantes das equipes do CS. Eles foram motivados pelas diretrizes do Paidéia que estimulam o profissional de saúde a trabalhar para promover a saúde e a autonomia das pessoas.

"Um outro fator importante que motivou as equipes foi a demanda dos pacientes, que nos solicitavam dicas sobre como se alimentar melhor", explica Cleide Garcia dos Santos, agente de saúde da equipe Prata. Cleide acrescenta que ouvir o cidadão para identificar sua necessidade e responder com responsabilidade também é objetivo Paidéia e faz parte do trabalho de acolhimento e humanização do serviço.

Volta ao índice de notícias