CS Florence conscientiza cidadãos sobre como cuidar adequadamente dos animais

28/11/2002

Profissionais do CS Florence (Centro de Saúde), na Região Noroeste de Campinas, estão promovendo, há 20 dias, um trabalho de conscientização com a população da área de abrangência do serviço sobre a importância de não deixarem animais soltos nas ruas e sobre a importância da castração.

Agentes de saúde também estão fazendo uma pesquisa da população de cães e gatos e cadastro de 20 animais que serão submetidos à esterilização. Antes da cirurgia, os profissionais de saúde se reúnem com a família que tem a posse do animal para explicar como vai ser o processo e porque é necessário fazê-lo. Eles serão informados também sobre cuidados a serem adotados antes e após a cirurgia.

O cadastramento também inclui saber se o animal tem alguma doença e encaminhá-lo para tratamento. A população de animais abandonados também será cadastrada. A idéia é pesquisar na própria comunidade se existe alguém interessado em adotar aquele animal.

A atividade é um "piloto" da Secretaria de Saúde para a implantação de um Programa que pretende trabalhar para promover a educação da população para a posse responsável de animais. O trabalho é uma parceria entre Centro de Saúde Florence, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e Gaar (Grupo de Apoio aos Animais de Rua).

O CS Florence é referência para 31 mil pessoas de 12 bairros e cinco ocupações da região Noroeste de Campinas.

Volta ao índice de notícias