Prefeitura entrega mais caixas d’água na Gleba B

29/11/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas entregou, nesta sexta-feira, 29, outras 133 caixas d’água a moradores da Gleba B, na região Sul da cidade, na área do Carvalho de Moura. Esta é a segunda etapa de distribuição na comunidade. Na primeira, ocorrida na última quarta-feira, também foram distribuídas 133.

Com a medida, a Prefeitura pretende substituir os tambores utilizados por cidadãos daquela comunidade para armazenar água. Os recipientes, inadequados, acabam se transformando em local de procriação do Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue.

A atividade com caixas d’água na Gleba B também incluiu colocação de telas nas caixas sem tampa ou com tampas adaptadas ou com problema de vedação. As telas foram instaladas em caixas fixas nos telhados ou nas torres das casas por agentes de saúde. O objetivo é impedir que a fêmea do Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue, deposite seus ovos nos recipientes.

Equipes da Secretaria prosseguem, na próxima semana, com a colocação de telas nos 140 quarteirões do Campo Belo 2, também na região Sul, na área do São Domingos. Há dois meses, não são confirmados casos de dengue naquela localidade onde, este ano, foram registrados a maioria dos doentes.

Ainda na região Sul, nesta sexta-feira, o grupo de teatro do CS São Vicente apresenta espetáculo que trata sobre dengue no Núcleo Cássia Lasca. A atividade educativa pretende despertar a consciência das pessoas para a gravidade da doença e a para a necessidade de eliminação de criadouros do mosquito.

O CS da Faria Lima também desenvolve atividades educativas com as pessoas que têm comparecido ao serviço. Os profissionais montaram uma exposição no Centro de Saúde com maquetes, cartazes e outros materiais com os quais a população também pode desenvolver atividades interativas sobre dengue. A exposição, que vai até 30 de dezembro sempre das 8h às 17h, também visa despertar a consciência ecológica e promover a consciência ambiental.

Na próxima semana, as equipes do Distrito de Saúde Sul atuam em locais considerados como pontos de risco para a dengue. Um dos locais é a obra abandonada de um prédio da Encol localizado na rua Don Lino Deodato. Também estão previstas, na seqüência, atividades em outros dois edifícios, um que fica perto do Hospital Samaritano, na rua Oscar Leite, e outro na rua Imperatriz dona Tereza Cristina.