Mário Gatti retoma serviço de radioterapia

03/11/2003

O Centro de Atenção Integral em Oncologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), a partir desta terça-feira, 4 de novembro, reativa o seu setor de radioterapia.  O serviço estava suspenso desde agosto de 2003 para ajuste da nova pastilha de cobalto.

Com a normalização das aplicações de radioterapia, as consultas voltam a ser agendadas no Mário Gatti. Nesse período de interrupção, o tratamento foi transferido para duas unidades do Serviço Único de Saúde (SUS) de Piracicaba. Para garantir a continuidade das aplicações, o HMMG providenciou transporte diário gratuito para os pacientes, em ônibus de turismo.

Com a nova pastilha, adquirida por R$ 220 mil da empresa MDS Nordium, do Canadá, a capacidade de atendimento do serviço será aumentada de 50 pacientes /dia para 75 pacientes/dia.

A antiga pastilha, com treze anos de uso, foi substituída na terça-feira, dia 28. Segundo o físico médico do Hospital Mário Gatti, Leandro Federiche Borges, a nova pastilha de cobalto tem capacidade para se manter inalterada nos próximos sete anos.

Borges explicou que o técnico canadense, Kevin Mc Rae, também aproveitou para fazer uma revisão geral no equipamento de radioterapia, inclusive na parte pneumática.

Volta ao índice de notícias