Centro de Saúde desenvolve projeto para alunos com problemas de aprendizagem

04/11/2003

Paloma Lopes

O aluno tem um comportamento reprovável em sala de aula, conversa muito com o colega ao lado, irrita o professor, não faz a tarefa de casa e, conseqüentemente, vai mal na prova. O professor, por sua vez, sem muitas alternativas, coloca o travesso para fora da classe e o caso vai parar na diretoria do estabelecimento de ensino.

Relatos como esse, comuns nas escolas, nem sempre são tratados da forma mais adequada. Para ajudar na solução desses problemas, Manuel Raimundo Pereira Carvalho, psicoterapeuta do Centro de Saúde (CS) Santa Bárbara, criou um projeto chamado "Na medida do seu tamanho".

De acordo com esse projeto, problemas com crianças em salas de aula passam a ser resolvidos, a partir do CS, mas com o envolvimento de uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e pediatras.

Segundo Carvalho, muitas crianças chegam com diagnóstico de deficiência mental quando, na verdade, apresentam sintomas de hiperatividade, estresse e falta de concentração. "De cada dez que chegam até mim, apenas duas têm alguma demanda de saúde mental", conta.
Hoje, o projeto "Na medida do seu tamanho" atende quatro bairros da região Norte de Campinas: Vila Boa Vista, Santa Bárbara, Parque São Jorge e Parque Fazendinha, o que abrange um universo de mais de 29 mil pessoas.

Trauma

"Essa rotina de encaminhar o aluno que possui mau comportamento para o psicólogo ou psiquiatra acaba, muitas vezes, por traumatizar a criança", ressalta Carvalho. Para ele, o
rótulo de revoltado, indisciplinado, louco ou incapaz, pode, aí sim, desencadear em um processo de frustração e insegurança com a vida escolar.
Com o "Na medida do seu tamanho", professores e estudantes têm a oportunidade de participar de oficinas e debates para repensar a maneira como se concretiza a relação entre educador e aluno.

Além disso, quando alguma criança é encaminhada para o Centro de Saúde Santa Bárbara, o psicoterapeuta vai até a escola para conhecer a realidade na qual ela está inserida.

"Optamos pela parceria com a escola quando percebemos que existe uma dificuldade real de relacionamento entre o professor e o estudante", diz Carvalho.

Trabalho contínuo

Nas atividades, temas como comportamento, drogas, sexualidade e família são abordados. "Junto com os educadores, o profissional de saúde mental proporciona situações coletivas para que os envolvidos no processo dêem novos significados para as relações que ali estabelecem", explica.

"Queremos contribuir para uma visão multidisciplinar dos processos educativos e intervir nesses processos de modo a proporcionar uma reflexão conjunta da equipe da escola, possibilitando o levantamento e execução de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas no cotidiano", enfatiza.

Descobertas

Para o psicoterapeuta, é preciso conhecer o processo de crescimento da criança. "É um período difícil, muitas sensações diferentes, muitas descobertas", alerta. Ele afirma ainda que as famílias, muitas vezes, não sabem como estabelecer um contato concreto com o adolescente e transferem a responsabilidade para a instituição de ensino.

Com isso, ressalta ele, os mestres acabam solitários nesse desafio. "Com o 'Na medida do seu tamanho', os professores expõem suas angústias e dificuldades de ficarem sozinhos na educação de muitos alunos. Por isso, nesse projeto, buscamos trabalhar, além de educadores e estudantes, com as famílias dos jovens", ressalta.