Paloma Lopes
O aluno tem um comportamento reprovável em sala de aula,
conversa muito com o colega ao lado, irrita o professor, não
faz a tarefa de casa e, conseqüentemente, vai mal na prova. O
professor, por sua vez, sem muitas alternativas, coloca o
travesso para fora da classe e o caso vai parar na diretoria
do estabelecimento de ensino.
Relatos como
esse, comuns nas escolas, nem sempre são tratados da forma
mais adequada. Para ajudar na solução desses problemas,
Manuel Raimundo Pereira Carvalho, psicoterapeuta do Centro de
Saúde (CS) Santa Bárbara, criou um projeto chamado "Na
medida do seu tamanho".
De acordo com
esse projeto, problemas com crianças em salas de aula passam
a ser resolvidos, a partir do CS, mas com o envolvimento de
uma equipe multiprofissional composta por psicólogos,
psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e
pediatras.
Segundo
Carvalho, muitas crianças chegam com diagnóstico de deficiência
mental quando, na verdade, apresentam sintomas de
hiperatividade, estresse e falta de concentração. "De
cada dez que chegam até mim, apenas duas têm alguma demanda
de saúde mental", conta.
Hoje, o projeto "Na medida do seu tamanho" atende
quatro bairros da região Norte de Campinas: Vila Boa Vista,
Santa Bárbara, Parque São Jorge e Parque Fazendinha, o que
abrange um universo de mais de 29 mil pessoas.
Trauma
"Essa
rotina de encaminhar o aluno que possui mau comportamento para
o psicólogo ou psiquiatra acaba, muitas vezes, por
traumatizar a criança", ressalta Carvalho. Para ele, o
rótulo de revoltado, indisciplinado, louco ou incapaz, pode,
aí sim, desencadear em um processo de frustração e
insegurança com a vida escolar.
Com o "Na medida do seu tamanho", professores e
estudantes têm a oportunidade de participar de oficinas e
debates para repensar a maneira como se concretiza a relação
entre educador e aluno.
Além disso,
quando alguma criança é encaminhada para o Centro de Saúde
Santa Bárbara, o psicoterapeuta vai até a escola para
conhecer a realidade na qual ela está inserida.
"Optamos
pela parceria com a escola quando percebemos que existe uma
dificuldade real de relacionamento entre o professor e o
estudante", diz Carvalho.
Trabalho contínuo
Nas
atividades, temas como comportamento, drogas, sexualidade e
família são abordados. "Junto com os educadores, o
profissional de saúde mental proporciona situações
coletivas para que os envolvidos no processo dêem novos
significados para as relações que ali estabelecem",
explica.
"Queremos
contribuir para uma visão multidisciplinar dos processos
educativos e intervir nesses processos de modo a proporcionar
uma reflexão conjunta da equipe da escola, possibilitando o
levantamento e execução de estratégias que venham a sanar
as dificuldades enfrentadas no cotidiano", enfatiza.
Descobertas
Para o
psicoterapeuta, é preciso conhecer o processo de crescimento
da criança. "É um período difícil, muitas sensações
diferentes, muitas descobertas", alerta. Ele afirma ainda
que as famílias, muitas vezes, não sabem como estabelecer um
contato concreto com o adolescente e transferem a
responsabilidade para a instituição de ensino.
Com isso,
ressalta ele, os mestres acabam solitários nesse desafio.
"Com o 'Na medida do seu tamanho', os professores expõem
suas angústias e dificuldades de ficarem sozinhos na educação
de muitos alunos. Por isso, nesse projeto, buscamos trabalhar,
além de educadores e estudantes, com as famílias dos
jovens", ressalta.