Saúde inicia nova pesquisa sobre infestação do mosquito da dengue

10/11/2003

A Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 10 de novembro, mais um levantamento sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue. Tecnicamente, este estudo é chamado de pesquisa do índice de breteau. De acordo com Fernanda Borges, coordenadora das ações da dengue em Campinas, os resultados obtidos são tomados como base para direcionar as ações de controle e prevenção da doença.

"O breteau aponta criadouros disponíveis, localização das larvas e a densidade. O resultado aponta onde os trabalhos devem ser intensificados", disse Fernanda. A pesquisa deve estar concluída em três semanas. O último estudo sobre a infestação do mosquito da dengue na cidade foi realizado em setembro.

Campinas registrou, em 2003, 452 casos de dengue, sendo 382 deles autóctones – contraídos no próprio município. Também há 70 casos importados. Em 2002, foram registrados 1.458, sendo 1.246 autóctones e 191 importados. Do total de ocorrências do ano passado, nove foram casos hemorrágicos, considerados mais graves. Não houve mortes.

Fernanda Borges explica que a Secretaria de Saúde também intensifica as ações de combate à dengue nas áreas com casos confirmados da doença e nas áreas com casos suspeitos. "Também são levadas em conta as características geográficas de cada localidade e os tipos de criadouros", disse.

Paralelamente à pesquisa, agentes comunitários e outros profissionais da Secretaria de Saúde percorrem as ruas de Campinas esta semana, de de 10 a 14 de novembro, para promover arrastões de eliminação de criadouros do Aedes aegypti e conscientizar os moradores sobre os perigos da doença e as formas de combater o mosquito.

No momento, a Secretaria de Saúde também promove a Operação Caixa Limpa, com enfoque para caixas d´água. Durante os trabalhos, além da informação sobre o recipiente e como mantê-lo limpo, as equipes colocam telas para evitar o acesso do mosquito.

O mosquito da dengue se desenvolve na água. "Qualquer filete de água pode se transformar num criadouro. A caixa d´água, como é muito grande, pode acumular centenas de larvas", informou Fernanda.

Nesta terça-feira, 11, as equipes promovem arrastão para eliminação de criadouros na área do Centro de Saúde Perseu Leite de Barros, Região Noroeste de Campinas. Também nesta terça-feira ocorre busca ativa de casos suspeitos na área do Centro de Saúde São Vicente, Região Sul. Na quarta-feira, 12, as ações para eliminação de criadouros acontecem na abrangência do Centro de Saúde Boa Vista, Região Norte. Na quinta-feira, 13, as ações acontecem no Santa Lúcia, Região Sudoeste e, na sexta-feira, 14, na área do Vila Rica, Sul de Campinas.

Volta ao índice de notícias