Campinas confirma primeiro caso de dengue depois de 13 semanas

11/11/2003

A Vigilância Epidemiológica de Campinas registrou o primeiro caso de dengue, depois de um período de 13 semanas sem confirmar casos da doença na cidade, segundo informou a Secretaria de Saúde nesta terça-feira, 11 de novembro. Trata-se de um homem de 28 anos morador do Jardim Bom Sucesso, bairro localizado na área de abrangência do Centro de Saúde São Vicente, na Região Sul da cidade. O caso é importado, já que a investigação aponta que ele contraiu a doença numa viagem ao Pará, no Norte do Brasil.

De acordo com Ovando Provati, biólogo da Secretaria de Saúde de Campinas, embora seja um caso importando a ocorrência é importante porque foi notificada justamente na época do ano – estação caracterizada por dias de calor e chuva - em que a quantidade de mosquito começa a aumentar.

"A situação nos coloca em alerta porque o doente chegou em Campinas no estágio da doença em que existe o risco da pessoa ser picada pelo mosquito da dengue e iniciar uma transmissão no local onde mora ou trabalha", disse. O período de transmissibilidade começa um dia antes do paciente manifestar os sintomas da doença e vai até seis dias depois do primeiro sinal.

Para reduzir a probabilidade de que o mosquito comece a transmitir dentro do município, a equipe do Centro São Vicente, em parceria com profissionais da Vigilância em Saúde (Visa) Sul e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), desencadeou uma série ações.

O procedimento é chamado tecnicamente de bloqueio e inclui busca ativa de casos suspeitos em quarteirões no entorno da residência do doente e remoção de criadouros além de outras medidas de controle.

De acordo com Provati, no verão, na água, em uma semana, a larva se transforma em um mosquito adulto. "E basta um mosquito infectado para iniciar a transmissão num raio de 100 a 300 metros", disse.

O biólogo explicou que a maneira mais eficaz de impedir que o mosquito da dengue procrie é pela eliminação dos criadouros. É por isso, segundo ele, que não basta cada família cuidar do seu quintal e eliminar as possíveis situações que favoreçam de proliferação do mosquito. "As comunidades precisam se unir contra a dengue", disse.

Um outro fator importante para o controle da dengue, segundo Provatti, é a identificação precoce dos casos. Segundo ele, quanto mais cedo o serviço de saúde identificar o caso menor a probabilidade da doença se espalhar. Os sintomas da dengue são febre e dores de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo.

Portanto, a orientação dos técnicos da Vigilância Epidemiológica municipal é para que, ao apresentar febre, a pessoa procure o mais rápido possível o Centro de Saúde. Também é importante que o cidadão não tome medicamentos sem orientação da equipe de saúde.

Volta ao índice de notícias