Campinas sedia conferência sobre Saúde do trabalhador e meio ambiente

12/11/2003

Campinas sedia no próximo final de semana, de 14 a 16 de novembro, a 1a Conferência de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, na Associação Atlética Banco do Brasil que fica na rua Rachid Zakia, 181, Jardim das Paineiras. O objetivo principal é sensibilizar e conscientizar os representantes da sociedade e as instituições envolvidas em relação aos impactos da degradação do meio ambiente na saúde dos trabalhadores.

No encontro, promovido pela Secretaria de Saúde de Campinas, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro-Regional Campinas), Ministério do Trabalho e Emprego, Comissão Intersindical em Saúde e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), as instituições organizadoras pretendem elaborar diretrizes que vão subsidiar a política de atenção à saúde do trabalhador.

"A diretiva também vai servir como subsídio para a elaboração das leis que regulamentam o setor", afirmou Darci Pinheiro, coordenador da área de Saúde do Trabalhador na Prefeitura.

Darci lembrou os casos Shell, de Paulínia, e Mansões Santo Antônio, de Campinas, como os episódios mais graves que atingiram trabalhadores na região recentemente. "Infelizmente, os casos só vêm à tona quando aparecem as primeiras vítimas de doenças graves como o câncer. Esta realidade aponta para a necessidade de implementar uma política eficaz na área", afirmou Darci.

O coordenador lembrou ainda que, somente no Estado de São Paulo, há 344 pontos de contaminação ambiental grave, segundo dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). De acordo com Darci, a Conferência é um momento para sensibilizar e mobilizar a opinião pública, a sociedade organizada e o poder público para que não aceitem a omissão das instituições responsáveis pelas áreas.

Pauta. Na Conferência serão discutidos temas como A organização do trabalho e saúde do trabalhador: Ler, estresse, assédio moral e saúde mental; Reestrutura produtiva e os impactos na saúde dos trabalhadores; As certificações ISO e suas conseqüências para a saúde dos trabalhadores; O papel do poder público e o controle social nas ações voltadas para a saúde dos trabalhadores e meio ambiente; A degradação do meio ambiente e os impactos na saúde dos trabalhadores; Aspectos legais relacionados à saúde dos trabalhadores: dificuldades e perspectivas.

Informações podem ser obtidas por meio dos telefones 3735 0287, 3735 0597 ou pelo endereço saudedotrabalho@campinas.sp.gov.br

Centro de Referência. De acordo com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), equipamento da Secretaria de Saúde mantido com verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), o problema mais freqüente gerado pelas condições inadequadas de trabalho é a Lesão por Esforço Repetitivo-Distúrbio Osteomuscular Relacionados com o Trabalho (Ler-Dort), que representa 90% das ocorrências que chegam ao Centro. Em seguida constam as lombalgias e as dermatites. O CRST foi criado em 1987 e, desde 90, já atendeu 12.775 trabalhadores. No Brasil, há outros 19 Centros como o de Campinas.