Usuários de Centro de Saúde fazem festa para marcar um ano de ginástica chinesa

12/11/2003

Mais de cem usuários do Centro de Saúde (CS) Boa Vista reuniram-se às 14h desta quarta-feira, 12 de novembro, no Salão de Festas da Bosch, para comemorar o 1o ano da prática de ginástica chinesa lian gong (lê-se liam cum) na unidade. A maioria dos praticantes tem mais de 60 anos e é portadora de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças do coração.

De acordo com a enfermeira sanitarista Ivanei Félix Pereira, coordenadora do CS Boa vista, mais do que confraternizar, a festa marcou um ano do trabalho que surtiu resultados importantes como a redução no consumo de remédios e a melhora na qualidade de vida de todos os integrantes do grupo.

As pessoas se reúnem às terças e quintas-feiras, sempre das 14h às 15h, na Praça de Esportes da Vila Boa Vista. A monitora do grupo é a auxiliar de enfermagem Maria José de Lima. Ela disse que, além de promover a saúde, a ginástica estabeleceu um vínculo com os usuários que desenvolveram ainda a autonomia.

"Hoje somos como uma família. As pessoas estão felizes e, o mais importante, produzimos saúde. É um trabalho muito gratificante", disse a auxiliar de enfermagem. Maria José contou que atualmente 30 pessoas praticam a ginástica e informou que há mais 15 na espera por uma nova turma que está para iniciar às quartas e sextas-feiras também das 14h às 15h.

Quem teve muitos motivos para comemorar a festa desta quarta-feira foi a lavadeira aposentada Maria Lopes dos Santos, de 79 anos. Quando começou a praticar o lian gong, Maria tinha dificuldades de mexer o braço direito e para controlar a pressão. Também sofria com crises freqüentes de labirintite e vivia triste e irritada.

Mas a ginástica, segundo Maria, foi um "remedião". "Foi tudo maravilhoso. Comecei a me sentir outra vez viva, voltei a lavar roupas e a arrumar a casa. Vi que ainda posso fazer muitas atividades na vida e, desde o primeiro dia, nunca faltei a uma aula sequer", disse.

A ginástica chinesa lian gong foi criada na década de 70 pelo médico chinês Zhuang Yuen Ming, considerado um dos melhores ortopedistas do mundo. A prática, que consiste em seis séries de seis exercícios, foi desenvolvida para tratar e prevenir doenças da vida moderna. O primeiro bloco dos exercícios trabalha as cadeias musculares e estruturas ósseas. O segundo, ajuda a prevenir e tratar doenças articulares e dos tendões. Para finalizar, é desenvolvida uma série que atua em pontos específicos para harmonizar o funcionamento dos órgãos, como uma massagem.

"O resultado está aí. Mais de 1 mil pessoas praticam o lian gong em Campinas. E todos os Centros de Saúde adotaram a prática como terapia complementar", informou o professor de artes marciais Nelson Iba. Ele é um disseminador da ginástica e atua ensinando outras pessoas a ensinarem o lian gong.

Segundo Iba, outra característica do lian gong é que consiste em uma ginástica indicada para ser praticada em praças públicas porque relaciona o homem com a natureza. "Além disso, abre caminho para outros exercícios e para que as equipes de saúde cheguem à população", finalizou.

A festa contou com apresentação do Coral da Terceira Idade e confraternização com o grupo Maria Sanches, de pessoas da terceira idade do Nova Europa. A promoção foi do Centro de Saúde em parceria com a Secretaria de Transportes e com a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e teve apoio da comunidade da Vila Boa Vista.

O Centro de Saúde da Vila Boa Vista fica na rua das Acácias, 600, Vila Boa Vista, na Região Norte de Campinas. A unidade é referência para uma população de 14 mil habitantes, sendo uma grande parcela deles idosos. As doenças mais incidentes entre eles são a hipertensão e a diabetes e a primeira causa de morte, segundo a coordenação do Centro de Saúde, são as doenças do coração.

Volta ao índice de notícias