Ministério da Saúde seleciona trabalhos de Campinas para mostra sobre melhores experiências do SUS

18/11/2003

Denize Assis

Três trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde de Campinas estão expostos na 3ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) que começou nesta terça-feira, 18, em Salvador, Bahia, e se estende o dia 21 de novembro. A mostra marca o início das comemorações dos 100 de prevenção e controle de doenças no Brasil.

O evento é promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e tem como objetivo divulgar trabalhos exitosos desenvolvidos nos estados e municípios após a descentralização das ações de prevenção e de controle de doenças. A Secretaria de Vigilância também pretende estimular o intercâmbio de experiências entre os técnicos participantes, para que algumas medidas possam ser adotadas em outras localidades. Cerca de mil técnicos, de todo país, participarão do evento.

Este ano, 252 trabalhos concorreram, dos quais 39 foram selecionados. Entre eles consta o trabalho desenvolvido na área de contaminação ambiental das Mansões Santo Antônio, na região Leste de Campinas, e a experiência municipal desenvolvida para o controle da raiva animal na cidade.

A Secretaria de Saúde de Campinas ainda foi convidada, juntamente com as secretarias de Vitória da Conquista, na Bahia, e de Curitiba, no Paraná, para apresentar o modelo de vigilância em saúde implantado no município. Parte dos trabalhos serão apresentados oralmente e participarão da mostra competitiva. Outras experiências estarão à mostra em forma de pôsteres.

Mansões.

A contaminação ambiental do loteamento Mansões Santo Antônio foi ocasionada por uma já extinta indústria de produtos químicos, a Proquima. Depois de encerrar as atividades, em 1.996, o proprietário vendeu o terreno para a construtora Concima que, no ano seguinte, iniciou lá a construção de um condomínio.
Em abril de 2.002, a Prefeitura Municipal de Campinas foi informada oficialmente pela Cetesb, órgão responsável pelo Meio Ambiente no Estado de São Paulo, sobre a situação ambiental inadequada.

Desde então, a Prefeitura de Campinas tem adotado uma série de intervenções para conter ou atenuar os riscos que a contaminação ambiental possa trazer às pessoas. A Secretaria de Saúde iniciou investigação clínico-epidemiológica de moradores e trabalhadores do local, orientou a população para não utilizar água que provém do solo, interditou e lacrou poços e nascentes. Também providenciou ligação de água tratada pela Sanasa em imóveis que não dispunham deste serviço.

A Prefeitura também embargou quatro construções que estão naquela área e que, por necessitarem de movimentação de solo, poderiam oferecer risco para a saúde dos trabalhadores e iniciou trabalho para cobrar dos responsáveis a recuperação ambiental da área o mais rapidamente possível.

Raiva. Campinas enfrenta epizootia – doença que ataca muitos animais ao mesmo tempo e no mesmo lugar – de raiva em herbívoros e em morcegos desde 2.000. Desde então, a Secretaria de Saúde tem desenvolvido ações educativas e implementado atividades para o controle da doença entre elas vacinação de cães e gatos, tratamento anti-rábico para pessoas que mantiveram contato com animais doentes, bloqueio de focos da doença, mapeamento e controle das colônias de morcego entre outras.

Temas. Os temas que serão apresentados abrangem a vigilância, prevenção e controle das doenças transmitidas por vetores, vigilância ambiental em saúde e sistemas de informação e análises de situação de saúde. Também serão apresentados os temas vigilância, prevenção e controle de tuberculose, hanseníase e de doenças preveníveis por vacina.

Estão previstas na programação a conferência "100 anos de prevenção e controle de doenças: onde chegamos, para onde vamos?" e a realização de oito oficinas com diversos temas, como "Novo modelo de agentes locais de vigilância em Saúde", "Vigilância epidemiológica nos hospitais: avanços, problemas e perspectivas" e "Diagnóstico de situação sobre acidentes de trânsito em municípios".

Também serão realizadas mesas-redondas sobre os 30 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a descentralização das ações de epidemiologia, prevenção e controle de doenças no Brasil, o programa brasileiro de Aids e a capacitação de recursos humanos nos serviços na vigilância em saúde. Durante o evento, serão lançadas algumas publicações, entre elas a Epidemiologia e Serviços de Saúde – Revista do Sistema Único de Saúde, da SVS.

Nos painéis, os temas incluem investigação de surtos, pesquisa aplicada nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e modelos inovadores dos serviços. Haverá ainda conferência sobre a epidemiologia e serviços de saúde – desafios e perspectivas.

Edições. A primeira edição da Expoepi foi realizada em Brasília, no ano de 2001, e contou com cerca de 300 profissionais. No ano passado, o evento reuniu 700 pessoas em Fortaleza para discutir as ações de controle e prevenção de endemias.