Ceasa tem arrastão contra a dengue nesta segunda

21/11/2003

Ação será no dia 24 de novembro com distribuição de informativos, estande e operação cata-bagulho e faz parte das atividades da Secretaria Municipal de Saúde

Por Eliana Fernandes

“Fora dengue” vai ser a palavra de ordem no arrastão contra o mosquito transmissor da doença que será realizado na Ceasa-Campinas, no dia 24 de novembro. A partir das 4 horas da manhã vão ser distribuídos 10 mil panfletos esclarecendo formas de evitar a proliferação do mosquito e falando sobre a doença como sintomas e tratamento. Das 8 horas ao meio dia haverá um estande em frente ao Banco Banespa, dentro da Central, e uma operação cata-bagulho recolhendo todos os materiais que possam armazenar água. A atividade conta com a participação de funcionários da Ceasa e faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde do Dia Nacional de Combate à Dengue, que será em 29 de novembro.

Conscientização

Segundo a coordenadora do ambulatório médico da Ceasa, Karina Cyrineu Vale, o principal objetivo do arrastão é disseminar as formas de combater o mosquito que transmite a doença, o aedes aegypti. “Eliminar todas as condições de água parada seja em vasos de plantas, entulhos no quintal e outros é a melhor forma de lutar contra a doença. E é necessário estar sempre repercutindo estas informações para que as pessoas se conscientizem”, explicou Karina.

Campinas reduz 70% dos casos

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde revelam que as ações de combate à dengue em Campinas estão dando resultado. O número de casos de dengue autóctones, com transmissão no município, de janeiro a novembro deste ano é 70% menor que o total registrado no mesmo período de 2002, caiu de 1.233 para 382. Campinas também conseguiu controlar e evitar mortes por dengue. Somente em 2002, foram notificados e tratados com sucesso nove casos de dengue hemorrágica na cidade. Em 2003 não houve registros desta forma da doença.

No entanto, segundo a coordenadora, isso não significa que a dengue deixou de representar um risco. "É necessário manter as ações para continuar tendo bons resultados no combate à doença", diz. Ela informa que é importante que a população limpe e vede caixas da'água, coloque areia nos vasos de plantas, não deixe água acumular em lixeiras, lajes e entulhos nos quintais. "Estas ações podem eliminar criadouros do mosquito e prevenir a doença principalmente agora no período de chuvas e calor, ideal para a disseminação do aedes", explica.Os sintomas da dengue são febre, dor na cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar rapidamente o Centro de Saúde.