Prefeitura promove Primeira Semana de Homeopatia

21/11/2003

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove na próxima terça-feira, 25 de novembro, o fórum inaugural da 1a Semana Municipal de Homeopatia, no Auditório da Estação Cultura, a partir das 14h30. O objetivo é discutir estratégias para implementar a homeopatia como política de saúde do município. O tema do encontro é Homeopatia na atenção primária à saúde e as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até uma hora antes da abertura do evento. Informações podem ser obtidas pelo telefone 19 3735 0287.

De acordo com o médico homeopata Alexandre César de Conti, coordenador do Grupo de Estudos e Trabalhos em Racionalidades Integrativas (Getris) da Secretaria Municipal de Saúde, a homeopatia é um método terapêutico considerado natural que utiliza medicamentos que vêm dos reinos animal, vegetal e mineral. Sua principal característica é tratar a pessoa e não a doença.

Alexandre informa que, em Campinas, a homeopatia é utilizada pela Prefeitura desde 1989, sem ter sido, no entanto, oficializada. A Secretaria de Saúde dispõe de um ambulatório com seis médicos que atendem em carga horária integral e possui mais de 10 mil pacientes cadastrados. Todos os medicamentos utilizados são gratuitos, viabilizados por meio de parceria com uma farmácia de homeopatia.

Nos últimos dois anos, no entanto, a Secretaria de Saúde, por meio do Getris, tem discutido a ampliação desta forma de tratar e deve publicar nos próximos dias no Diário Oficial do Município portaria que oficializa a homeopatia como política de saúde pública. No último dia 10, também foi aprovado projeto de lei 647/2003, de autoria do vereador Paulo Búfalo, que estabelece a Semana Municipal de Homeopatia a partir de 21 de novembro, Dia Nacional da Homeopatia. O projeto aguarda sanção do Executivo.

Segundo Alexandre, a Secretaria de Saúde já conta com recursos humanos e com a infraestrutura para ampliar a homeopatia. Levantamento do Getris, apontou que a rede de saúde da Prefeitura conta com 41 médicos homeopatas. Na cidade, segundo estimativa do grupo, há 300 profissionais homeopatas.

"Neste fórum pretendemos apontar diretrizes que permitam estabelecer, em breve, parcerias com escolas formadoras de especialistas na área, descentralizar o atendimento e, assim, ampliar o acesso", diz Alexandre.

O médico informa que, atualmente, há uma demanda reprimida por tratamento homeopático na Secretaria de Saúde. Segundo ele, 371 pessoas aguardam vagas para serem atendidas. Os pacientes são atendidos na Policlínica II da Prefeitura e o agendamento para a consulta deve ser feito pelos Centros de Saúde.

Entre os temas a serem discutidos no Fórum estão Apresentação da I Semana Municipal de Homeopatia; Racionalidade Médica Homeopática: uma inclusão social; Homeopatia no contexto da medicina institucional; Homeopatia em Unidade Básica de Saúde: um espaço possível; Escola Paulista de Homeopatia e Secretaria de Saúde de Campinas: parceria.

Volta ao índice de notícias