Loja Armazém das Oficinas comemora um ano

24/11/2003

Dia 26 de novembro, às 18h, acontece o coquetel comemorativo de um ano do projeto loja ARMAZÉM DAS OFICINAS. O projeto é uma parceira da Associação "Cornélia Vlieg" e do Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira", que juntos disponibilizaram os produtos confeccionados pelos usuários das oficinas de trabalho da instituição para o acesso mais fácil aos cidadãos campineiros.

No Armazém encontram-se disponíveis todos os produtos de decoração feitos pelo Núcleo de Oficinas e Trabalho: peças em vitral, mosaico, velas, bambu, madeira, serralheria e papel reciclado. Nesse um ano de atividades foi possível ampliar as vagas das oficinas de 180 para 250 pessoas.

Núcleo de Oficinas e Trabalho

Muitos pacientes apresentam condições para o trabalho. As dificuldades de retorno para o mercado de trabalho são tratadas nestas oficinas terapêuticas, nas quais os usuários retomam a auto-estima e a capacitação profissional. Os usuários recebem uma bolsa-oficina, de acordo com a produção mensal. Algumas pessoas, após um tempo de serviço, se engajam no mercado e se desligam das oficinas que funcionam no Cândido.

As oficinas, que atendem aproximadamente 250 usuários, existem hoje em número de doze: Oficina Culinária, Papel Reciclado, Gráfica, Vitrais, Vitral Plano, Velas, Construção Civil, Agrícola, Mosaico, Marcenaria, Serralheria e o Projeto Parceira (nos quais os usuários trabalham junto a equipes profissionais da instituição).

Os produtos de decoração têm alcançado grande aceitação no mercado e ampliado as vendas, aumentando assim a bolsa-oficina que cada usuário recebe no final de cada mês.

O que é "Cândido Ferreira"

O Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira", localizado em Sousas, Campinas/SP, a 93 km da capital, é referência em tratamento de saúde mental no Brasil, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 1993. O principal objetivo do serviço é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. O Cândido atende um público de aproximadamente 1.000 usuários por mês.

Hoje, a entidade conta várias frentes de tratamento e o trabalho, por meio de oficinas terapêuticas, é uma das formas inovadoras que a instituição implantou. Um grupo de aproximadamente 250 pessoas tratam de seus problemas trocando, reciclando, criando, trabalhando... aumentando a qualidade de vida de todos. Este projeto possibilita a reabilitação para o trabalho, viabilizando o resgate da cidadania. As obras de arte tem conquistado espaço no mercado de decoração do país, ampliando a autonomia, auto-estima, convivência e capacidades dos usuários participantes

Histórico

A entidade filantrópica foi fundada em 1924 – e é o 2o. hospital psiquiátrico montado no Estado de São Paulo. Sua inauguração tirava os "loucos" dos porões das Cadeias Públicas de Campinas. O ano de 1990 marca uma nova fase na história do Cândido Ferreira. Depois da assinatura de um convênio de co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, iniciou-se um processo de humanização das formas de cuidar que dura até hoje. Portas foram abertas, grades caíram, foi abolido o uso da camisa de força, do eletrochoque. Os tratamentos passam a se dar buscando a reinserção social dos usuários na vida familiar e comunitária.

SERVIÇO - A loja ARMAZÉM DAS OFICINAS fica à Rua Cel. Quirino, 172, Cambuí, fone 32519677.